Incêndios: céu amanhece com a cor laranja em Jataí (GO) e aulas estão suspensas

Assim como em todo o território de Goiás, a cidade de Jataí, localizada no sudoeste do estado, vem registrando vários focos de incêndio neste período de estiagem

10 set 2024 - 07h38

A cidade de Jataí, no sudoeste de Goiás (GO), amanheceu com o céu laranja nesta segunda-feira (9). O fenômeno está diretamente associado com a poluição dos incêndios, de acordo com os especialistas. A cidade tem quase 106 mil habitantes (dados do Censo 2022/IBGE).

Jataí tem o maior registro de focos de incêndio no estado de Goiás
Jataí tem o maior registro de focos de incêndio no estado de Goiás
Foto: Reprodução/TV Anhanguera / Perfil Brasil

Jataí tem aulas suspensas

Assim como em todo o território de GO, a cidade de Jataí vem registrando vários focos de incêndio neste período de estiagem. Devido a fumaça tóxica, muitos moradores saíram nas ruas usando máscaras e as aulas foram suspensas na rede municipal e em universidades.

Publicidade

Em razão da situação, a Secretaria Municipal de Educação suspendeu as aulas das escolas da cidade por tempo indeterminado, com o intuito de cuidar da saúde dos estudantes. "Até que seja possível o retorno seguro às atividades", disse o comunicado.

A Universidade Federal de Jataí (UFJ), Instituto Federal e Universidade Estadual da cidade também suspenderam todas as atividades acadêmicas. "Considerando a quantidade de fumaça, cinzas e poeira, será necessário liberar os estudantes", afirmaram os comunicados.

Focos de incêndio

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelaram que a cidade de Jataí é a que mais apresenta focos de incêndio neste começo de semana: foram  registrados 244 somente de domingo (8) para segunda (9), ultrapassando a cidade de Rio Verde que havia liderado o número de focos no final de semana.

O céu laranja: qual a razão?

A meteorologista da Climatempo, Josélia Pegorim, explicou ao g1 meio ambiente que o bloqueio atmosférico que causa a onda de calor também faz com que exista uma grande estabilidade da massa de ar seco. Em razão desta combinação, a poluição fica presa nas camadas mais baixas da atmosfera.

Publicidade

Segundo a especialista, as partículas em suspensão contribuem para a alta concentração de poluentes, alteram a coloração do céu e espalham a luz do espectro alaranjado.

"A cor alaranjada e avermelhada está relacionada com a interação da luz com os poluentes que ficam concentrados na camada baixa da atmosfera, mais próxima da superfície", explicou Pegorim.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se