Idosos em condições precárias e amarrados foram resgatados de um asilo clandestino no Catumbi, Rio de Janeiro, durante operação da Prefeitura, que fechou o local por irregularidades sanitárias.
Idosos foram encontrados amarrados, em más condições de saúde e higiene, em um asilo clandestino localizado no Catumbi, no Rio de Janeiro. Uma operação da Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida ocorreu na manhã desta quarta-feira, 22, após uma fiscalização, e o local foi interditado.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Os agentes foram ao local após uma denúncia de maus-tratos encaminhada à Delegacia Especializada de Atendimento à Pessoa Idosa (DEAPTI). No asilo clandestino, foram encontrados três idosos amarrados que relataram dor e mal-estar.
O espaço também exalava um forte cheiro de urina e não possuía a quantidade de proteínas necessária para consumo na geladeira. Atualmente, o asilo abrigava 21 idosos, sendo 16 mulheres e 5 homens.
Segundo a Secretaria, o espaço já tinha sido interditado em 2024, por descumprir normas sanitárias, e funcionava de maneira irregular.
Conforme a pasta, a administração do local apresentou uma licença sanitária destinada a uma associação beneficente. O local, no entanto, funciona como instituição de longa permanência para idosos (ILPI), o que exige enquadramento de médio a alto risco sanitário, e não de risco mínimo como o declarado.
Ainda durante a operação, o advogado do asilo apresentou resistência durante a vistoria, mas a Vigilância Sanitária foi autorizada a dar continuidade à inspeção e realizou o fechamento do local.