Idosos plantam pés de maconha e vão parar na delegacia na Bahia

Na residência, havia três pés de maconha para consumo próprio

14 ago 2025 - 13h34
(atualizado às 13h46)
Resumo
Dois idosos, em Serrinha, BA, foram conduzidos à delegacia após denúncias e apreensão de três pés de maconha para consumo próprio; eles foram liberados após serem ouvidos.
Atualmente, a Lei Antidrogas proíbe em todo o território nacional o plantio de maconha
Atualmente, a Lei Antidrogas proíbe em todo o território nacional o plantio de maconha
Foto: Divulgação/Polícia Militar da Bahia

Dois idosos foram conduzidos à delegacia na quarta-feira, 13, em Serrinha, a 189 km de Salvador, suspeitos de cultivar pés de maconha. A Polícia Militar foi acionada após denúncias de que homens -- de 65 e 64 anos -- estariam usando drogas em uma residência, localizada no bairro da Jaqueira. Ao chegarem no local, os agentes encontraram os idosos.

Na residência, segundo a TV Bahia, havia três pés de maconha. Os idosos alegaram de que a droga era cultivada para consumo próprio. 

Publicidade

Eles foram levados à Delegacia Territorial (DT) de Serrinha, foram ouvidos e liberados. O material apreendido foi encaminhado à unidade policial.

O Terra entrou em contato com a Polícia Militar e a Polícia Civil para entender as justificativas e a liberação do casal de idosos. 

O que diz a lei?

Atualmente, a Lei Antidrogas proíbe em todo o território nacional o plantio, a cultura, a colheita e a exploração de vegetais e substratos dos quais possam ser extraídas ou produzidas drogas, com exceção para aquelas plantas de uso exclusivamente ritualístico religioso e no caso de fins medicinais e científicos.

Há propostas no Congresso para que  o cultivo seja ampliado, mas até que o parlamento discuta o assunto, o STF decidiu que será presumido como usuário quem, para uso próprio, adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo até 40 gramas de cannabis sativa ou seis plantas fêmeas. 

Publicidade
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações