Homem morreu após cair do Pico do Tijuca Mirim, no Parque Nacional da Tijuca, RJ; resgate foi realizado por helicóptero e a trilha foi reaberta no dia seguinte ao acidente.
Um homem, cuja identidade não foi divulgada, morreu após cair do topo do Pico do Tijuca Mirim, no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, na manhã do último sábado, 22. A informação foi compartilhada pela própria gestão do local, que lamentou o falecimento do visitante.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo o parque, na trilha onde ocorreu a queda não há mirante construído ou outras construções artificiais, como guarda corpos, sendo uma área mantida natural. Por ser um local de difícil acesso, o corpo precisou ser retirado por um helicóptero do Corpo de Bombeiros. A trilha ficou fechada durante o resto do dia, e foi reaberta neste domingo, 23.
O início da trilha do Pico do Tijuca Mirim é a partir do Largo do Bom Retiro, uma área que fica dentro do Parque Nacional da Tijuca e conta com sinalização e informação para os visitantes sobre os riscos que existem antes deles iniciarem as trilhas dentro do parque.
O Corpo de Bombeiros foi acionado por monitores do parque que faziam ronda pelas trilhas e foram informados por um visitante que fazia parte do grupo da vítima sobre o acidente. A gestão do Parque Nacional da Tijuca detalhou que um dos monitores se dirigiu ao local onde a vítima estava e outro foi ao encontro dos socorristas para guiá-los até o local do corpo.
Equipes do 1º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (GSFMA) entraram no parque por volta das 10h30 e só deixaram o local próximo das 17h, quando a 19ª Delegacia de Polícia autorizou a retirada do corpo do local. O resgate aconteceu por helicóptero.
Ainda em nota, o Parque Nacional da Tijuca pediu que os visitantes sempre fiquem atento às orientações disponíveis no site. Com relação à trilha para o Tijuca Mirim, a organização ressaltou que ela é uma trilha difícil e que o corpo caiu dentro de mata fechada e em terreno irregular.
A Polícia Civil do Rio de Janeiro informou que o caso foi registrado na 19ª DP (Tijuca) e que o corpo do homem foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para perícia e identificação.