Morador de Palmas encontra cobra não venenosa em pé de alface armazenado na geladeira e devolve o animal à natureza.
Um morador de Palmas, no Tocantins, ficou surpreso ao encontrar uma cobra escondida em um maço de alface comprado na feira. Juan Lucas Dias Mendes descobriu o réptil um dia após a compra, quando a esposa foi higienizar as folhas que estavam na geladeira.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"No dia seguinte pela manhã minha esposa foi lavar as folhas e, assim que abriu a sacola, se deparou com a cobra. Foi um susto imenso, ela já tem uma certa fobia de cobra, ainda mais nessa situação", relatou à TV Anhanguera.
Mendes explicou que, embora os alimentos sejam normalmente higienizados no mesmo dia em que chegam da feira, dessa vez foram armazenados sem lavagem. "Devido a uma prioridade, não lavei as folhas de imediato como sempre faço quando chego da feira. Dessa vez só amarrei a sacola e coloquei na geladeira para não murchar enquanto resolvia outra coisa", disse.
Após o susto inicial, Juan conseguiu retirar a cobra de casa e devolvê-la à natureza. "Fiz a retirada dela da sacola e a soltura, por conta própria mesmo, em uma área verde próxima à minha casa", contou.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), essa espécie ocorre principalmente na Amazônia, em regiões de transição entre a Amazônia e o Cerrado --área que coincide com o arco do desmatamento, o que a coloca em risco-- e também na Mata Atlântica.
Segundo a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), trata-se de um animal inofensivo, não é-venenoso e tem comportamento tranquilo. Seu mecanismo de defesa consiste em esconder a cabeça sob o corpo. É comum encontrá-lo em hortas, locais frequentados por lesmas, suas presas naturais.