Homem atingido com tiro no peito aponta autor para a esposa pouco antes de morrer em SC

Caso ocorreu em Iraceminha, no último sábado, 1º; suspeito foi preso e confessou o crime

5 nov 2025 - 16h13
(atualizado às 16h40)
Resumo
Homem de 53 anos foi morto a tiros em Iraceminha, SC, após desentendimento; ele apontou o autor para a esposa antes de morrer. O suspeito confessou o crime e foi preso.
Homem que morreu após ser baleado conseguiu apontar autor do crime antes de perder a consciência em SC
Video Player

Imagens de câmera de monitoramento registraram o momento em que um homem, de 53 anos, é atingido por um tiro no peito, em Iraceminha, no Oeste de Santa Catarina. Valtemir Batista Machado chega a apontar para a esposa quem foi o autor do disparo pouco antes de perder a consciência e cair no chão. Ele não resistiu aos ferimentos. 

O caso ocorreu no último sábado, 1º, na comunidade de Linha Moroé, e o suspeito, de 67, foi preso preventivamente nesta segunda-feira, 3. Ao Terra, o delegado João Miotto contou que o autor confessou o crime e detalhou os momentos anteriores ao crime. 

Publicidade

Em depoimento, ele disse que Valtenir teve um desentendimento com outro homem, que não tem envolvimento no homicídio, e saiu em busca dele. A vítima não conseguiu encontrá-lo e, na volta para a sua casa, parou em um bar, próximo à residência do suspeito. 

Foto:

Então, Valtemir teria questionado o autor sobre informações desse homem. “Ele teria parado ali, mencionado para o autor, pedindo dados: ‘quem que é esse cara’, ‘onde é que ele mora’, ‘vou matá-lo, se tu não me informar, eu vou matar você também’”, explica o delegado. 

Pouco depois, ele retorna na casa e se arma. No vídeo, é possível ver a vítima dizer: “Atira se for homem”. Em seguida, dois disparos são efetuados, sendo que um deles acerta no peito do homem, que caminha até a esposa e relata o que aconteceu. 

“O autor confirmou que momentos antes a vítima teria ido lá e ameaçado, mas as ameaças não seriam condizentes ali com uma situação de legítima defesa, ou oferecendo algum risco imediato, iminente. Tanto que ele estava desarmado no momento em que foi atingido, estava do outro lado da rua, sem oferecer nenhum risco para o autor”, esclarece Miotto. 

Publicidade

A arma utilizada no crime foi apreendida pela Polícia Científica no dia do crime. Na segunda, um mandado de busca e apreensão foi cumprido na residência do investigado, onde foi localizada mais uma arma de fogo registrada em seu nome, além de materiais de recarga e outros objetos de interesse da investigação.

A Polícia Civil considera que a motivação e as circunstâncias do crime, já estão esclarecidas, porém o inquérito segue em andamento.

Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se