O secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), Guilherme Derrite, afirmou ter determinado a integração de uma força-tarefa, com prioridade definida pelo governo Tarcísio de Freitas, para prender os assassinos do ex-delegado-geral Ruy Ferraz Fontes – morto em emboscada em Praia Grande, no litoral paulista, nesta segunda-feira, 15.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“Lamento o assassinato do delegado aposentado Ruy Ferraz Fontes, secretário em Praia Grande e ex-delegado geral”, escreveu Derrite em suas redes sociais.
Sobre a força-tarefa, ele afirmou que o procurador-geral de Justiça ofereceu o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO).
Lamento o assassinato do delegado aposentado Ruy Ferraz Fontes, secretário em Praia Grande e ex-delegado geral. Determinei integração de força-tarefa, com prioridade definida pelo gov. Tarcísio, para prender os criminosos. O procurador-geral de Justiça ofereceu o apoio do GAECO.
— Guilherme Derrite (@DerriteSP) September 16, 2025
Mais sobre o assassinato
A morte de Ruy Ferraz Fontes segue sendo investigada. A polícia suspeita que a ação tenha sido tocada pela Sintonia Restrita, o grupo de pistoleiros do PCC.
O procurador de Justiça Márcio Christino afirma ter sido a última pessoa a conversar com Ruy por telefone, antes da emboscada. Segundo ele, o ex-delegado estava na prefeitura de Praia Grande, saiu do edifício e foi seguido por criminosos em uma Hilux.
Imagens de segurança registraram o momento do assassinato. Ruy aparece pilotando seu carro em alta velocidade, até que ele entra em um cruzamento e é atingido por um ônibus. Seu carro capota e os criminosos, que estavam em um carro atrás, vão até ele carregando fuzis. Ruy foi morto baleado.
Ruy Ferraz Fontes teve uma carreira de mais de 40 anos como delegado e era conhecido por sua atuação contra a facção Primeiro Comando da Capital (PCC). No momento ocupava o cargo de secretário de Administração Pública de Praia Grande.
*Com informações do Estadão Conteúdo