A chuva que cai em São Paulo no início da noite desta terça-feira, 13, provocou alagamentos, deixou pessoas ilhadas e sem energia. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura colocou toda a cidade em estado de atenção.
Na zona norte, foi registrado queda de granizo, além de transbordamento de córregos.
- Transbordamento do Córrego Paciência - Av. Edu Chaves com a Av. Sanatório
Na zona leste, há sete pontos de alagamentos intransitáveis:
- Avenida Dr Eduardo Cotching
- Avenida Alcântara Machado
- Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello (em dois pontos)
- Rua Salim Farah Maluf
- Rua Américo Vespucci
Segundo a Enel, mais de 54 mil imóveis estão sem luz. De acordo com os bombeiros, há pessoas ilhadas na Avenida Rio das Pedras, na região de Aricanduva.
Conforme o centro, os temporais são resultado do forte calor registrado na capital somado à entrada de uma brisa marítima na cidade. "Imagens de radar e satélite meteorológico registram núcleos de chuva atuando no extremo da Zonas Leste da cidade", diz o centro em nota.
A previsão é que São Paulo enfrente dias mais chuvosos nesta semana, em razão da propagação de áreas de instabilidade oriundas do interior paulista e associadas ao calor e umidade nos finais de tarde.
Na quarta-feira, 14, a parte da manhã poderá ser marcada por pancadas isoladas de chuva rápida. Já no período da tarde, o CGE prevê precipitações mais intensas e que devem se prolongar até à noite. "A temperatura máxima atinge os 29°C com percentuais mínimos de umidade em torno dos 60%".
Na quinta, 15, o cenário não deve se alterar, com o sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva no decorrer do dia. Por conta disso, as temperaturas não devem subir. "Máxima de 27°C com percentuais mínimos de umidade próximas aos 65%", prevê o centro.