Bairros de São Paulo ficam sem água em meio a aumento de 60% no consumo com onda de calor

Há relatos de moradores do Butantã e Guarulhos com dias consecutivos sem água desde a véspera de Natal (24); Sabesp admite 'oscilações no fornecimento' e diz que que tem atuado com caminhões-pipa

27 dez 2025 - 18h32
(atualizado às 18h46)
Galões de água distribuídos para a população que está em racionamento
Galões de água distribuídos para a população que está em racionamento
Foto: Prefeitura de Bauru/ Divulgação / Estadão

Em meio a uma onda de calor que deve permanecer até segunda-feira, 29, moradores da capital e da Grande São Paulo ainda estão tendo que lidar com a falta de água.

A reportagem apurou que o bairro do Butantã é um dos mais afetados da capital paulista pela falta de fornecimento de água. O perfil do Instagram Jornal Butantã informou que há muitos relatos de falta de água entre os moradores do bairro. As reclamações também são vistas no site Reclame Aqui, como é possível verificar nos prints abaixo e nenhuma delas foi respondida pela Sabesp.

Publicidade

Ao Estadão, a companhia reconheceu "intermitências no abastecimento de água em alguns locais" e "oscilações no fornecimento de água". Disse ainda que tem usado caminhões-pipa na região. Veja a íntegra da resposta abaixo:

Falta de água no Butantã
Foto: Reprodução/Internet / Estadão
Falta de água no Butantã
Foto: Reprodução/Internet / Estadão

Osasco também enfrentou interrupção no fornecimento, mas segundo relatos nas redes sociais o fornecimento normalizou.

Post sobre a falta de água em Osasco no dia 27/12/2025
Foto: Reprodução/Instagram / Estadão

Guarulhos e bairros próximos também enfrentam desabastecimento. O estudante Miguel Campos, morador dos arredores do Parque Estadual da Cantareira em Guarulhos (SP) sofre há 10 dias com água irregular e nos últimos três dias com a interrupção completa no fornecimento. "Para sobrevivermos nesse calor está impossível, fica complicado atender as nossa necessidades básicas como tomar banho e lavar louça", disse Campos em entrevista ao Estadão.

Alta no consumo de água

Na última semana, devido a onda de calor houve um aumento de até 60% no consumo de água segundo a Sabesp e na última quinta-feira (25) o Governo de São Paulo emitiu um alerta para a 'redução imediata do consumo de água'. De acordo com a nota, a indicação é evitar desperdícios com banhos mais curtos e evitar lavar calçadas e carros ou mesmo encher piscinas.

Publicidade

O Governo de São Paulo desde agosto determinou a redução da pressão da água no período noturno na região metropolitana, para enfrentar a estiagem de chuvas. Desde 22 de setembro a redução na pressão ocorre das 19h às 5h.

Veja a íntegra da reposta da Sabesp:

"A Sabesp pede sinceras desculpas pelos transtornos e informa que as intermitências no abastecimento de água em alguns locais da Região Metropolitana de São Paulo se devem ao expressivo aumento do consumo de água em dias de temperaturas elevadas. Isso causa oscilações no fornecimento de água, o que exige ajustes operacionais na distribuição.

Como ação preventiva, a Sabesp está realizando reforço do abastecimento, inclusive com o apoio de caminhões-pipa na região, contribuindo para a recuperação gradual e controlada dos serviços.

A Companhia recomenda o uso consciente da água neste período e destaca que imóveis com reservação adequada tendem a sentir menos os efeitos das intermitências.

Publicidade

A Companhia permanece à disposição pelos canais de atendimento: 0800 055 0195, WhatsApp (11) 3388-8000 e Agência Virtual em www.sabesp.com.br."

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações