Brasil se recusa a discutir sanções ao Irã, diz enviada à ONU

18 mai 2010 - 18h28
(atualizado às 20h12)

O Brasil se recusa a discutir o esboço de uma resolução de sanções do Conselho de Segurança da ONU contra o Irã devido ao novo acordo nuclear com Teerã que ajudou a concluir, afirmou a enviada brasileira na Organização das Nações Unidas, a embaixadora Maria Luiza Ribeiro Viotti, nesta terça-feira.

Embaixadora: Brasil quer dar chance a acordo com Irã
Video Player

"O Brasil não está envolvido em qualquer discussão sobre um esboço neste momento porque sentimos que há uma nova situação", afirmou a embaixadora, paralelamente a uma reunião do Conselho de Segurança. "Houve um acordo ontem (segunda-feira) que é muito importante", disse.

Publicidade

Brasil e a Turquia buscaram apoio ao acordo nuclear que obtiveram junto ao Irã e pediram o reconhecimento de seu papel como mediadores neste tema, tratado até agora somente pelas grandes potências. Os esforços diplomáticos de ambos os países, que na segunda-feira fecharam um acordo com a república islâmica para uma troca de urânio enriquecido com o exterior, foram considerados positivos por França, China, Rússia e pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

O acordo "pode ser um passo positivo" se for seguido de um "compromisso mais amplo" de Teerã, disse Ki-moon, poucas horas antes de uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas que discutirá a questão iraniana. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, deu seu "pleno apoio" a ao colega brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, pelas negociações depois de um encontro entre os dois governantes feito paralelamente à cúpula entre Europa e América Latina em Madri.

A mediação de Brasil e Turquia permitiu que o Irã aceitasse a troca em território turco de 1,2 t de urânio levemente enriquecido (a 3,5%) por 120 kg de combustível enriquecido a 20%, destinado ao reator de pesquisas nuleares de Teerã. Para Lula e o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, esse acordo é a prova de que a diplomacia, e não as sanções, podem resolver as divergências originadas nas suspeitas das grandes potências de que os iranianos pretendem obter a bomba atômica.

"Peço que a comunidade internacional apoie" esse acordo, que terá um impacto "muito positivo na paz mundial", disse Erdogan em coletiva de imprensa na capital espanhola. Ele assegurou entender a "cautela" com a qual potências como Estados Unidos e a União Europeia receberam o anúncio do acordo, mas se mostrou confiante de seu êxito.

Publicidade

A "única maneira de resolver esse problema é através da diplomacia, devemos deixar de falar em sanções" contra o Irã, afirmou o presidente, cujo país faz parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Para o Brasil, o êxito das negociações em Teerã fazem com que seja "normal e desejável" que os dois países mediadores participem das negociações do grupo 5+1 das grandes potências, ou seja, os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, Rússia, China, França e Grã Bretanha) e Alemanha.

Com informações da AFP.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se