A pedido de Bolsonaro, bancada evangélica apresenta lista tríplice para Ministério da Cidadania

28 nov 2018 - 12h37

A pedido do presidente eleito Jair Bolsonaro, representantes da bancada evangélica na Câmara dos Deputados apresentaram nesta terça-feira ao futuro chefe do Executivo uma lista com três nomes para ocupar o Ministério da Cidadania, disse à Reuters uma fonte que participou do encontro no gabinete de transição em Brasília.

 Bolsonaro, durante reunião em Brasília 14/11/2018 REUTERS/Adriano Machado
Bolsonaro, durante reunião em Brasília 14/11/2018 REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters

O grupo entregou a Bolsonaro os nomes dos deputados Gilberto Nascimento (PSC-SP), Marcos Feliciano (Podemos-SP) e Ronaldo Nogueira (PTB-SP), ex-ministro do Trabalho do governo Michel Temer.

Publicidade

A sugestão dos nomes ocorreu após o presidente eleito ter comentado com os cerca de 30 presentes à reunião se tinham interesse em que algum membro do grupo integrasse o novo governo, disse a fonte.

Bolsonaro chegou a comentar que há pastas pendentes de indicação --ainda estão vagas, por exemplo, Turismo, Meio Ambiente, Minas e Energia e Turismo--, mas os representantes da frente demonstraram interesse no Ministério da Cidadania.

A nova pasta a ser criada deve englobar ações sociais da gestão Bolsonaro e também pode abranger programas como o Bolsa Família.

O grupo, segundo a fonte, não impôs qualquer restrição ao nome do senador não-reeleito Magno Malta (PR-ES), mas destacou que uma escolha do parlamentar seria por "mérito" dele e não com referente da frente parlamentar.

Publicidade

Representantes da frente fizeram questão de ressaltar no encontro com Bolsonaro que não estavam ali para exigir qualquer tipo de cargo do futuro governo e que vão atuar como uma espécie de "barreira ideológica" de quem é contra o conservadorismo cristão.

Na semana passada, a bancada evangélica --que tem tido forte influência com Bolsonaro-- impôs uma espécie de veto à indicação do diretor Mozart Neves Ramos, diretor do Instituto Ayrton Senna, para ocupar o cargo de ministro da Educação. Bolsonaro acabou escolhendo o colombiano Ricardo Vélez Rodriguez.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se