Bomba flutuante é instalada no Sarandi

No total, serão nove equipamentos de alta capacidade instaladas na cidade

19 mai 2024 - 20h18

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) instalou a primeira bomba flutuante na tarde deste domingo, 19. O equipamento foi emprestado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Foto: Julio Ferreira / PMPA / Porto Alegre 24 horas

No total, serão nove equipamentos de alta capacidade instaladas na cidade. Eles têm capacidade para drenar cerca de 2 mil litros de água por segundo, ou seja, 7,2 milhões de litros por hora. Serão colocados na região do aeroporto, Sarandi e Humaitá.

Publicidade

"Esses equipamentos pesam em torno de 10 toneladas. A Sabesp disponibilizou 18 para o Estado e estão vindo para Canoas e Porto Alegre. As demais bombas devem chegar entre hoje e amanhã e serão instaladas ao longo da semana por técnicos da Sabesp e do Dmae", explica o diretor-geral Mauricio Loss.

A instalação da bomba demanda uma megaoperação, desde a movimentação do flutuante com caminhões-munck, translado de geradores de grande amperagem, posicionamento nos locais de instalação e redimensionamento do cano de expurgo até os rios Gravataí e Guaíba.

*Com a informação PMPA

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações