Dois homens da Guarda Nacional foram atingidos por disparos com arma de fogo perto da Casa Branca, em Washington D.C, na tarde desta quarta-feira (26). Ambos faziam parte de uma mobilização ordenada em agosto pelo presidente Donald Trump. Segundo ele, 20 minutos após o primeiro alerta,uma pessoa foi presa e que a área ficou em segurança. O suspeito foi ferido e está em estado grave.
De acordo com o chefe do FBI, Kash Patel, como se trata de uma agressão a um agente da lei federal, o caso será tratado em nível federal como tal. "O FBI liderará essa missão com nossos parceiros interinstitucionais, incluindo o Departamento de Segurança Interna, o Serviço Secreto, a ATF (Agência de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos) e a DEA (Administração de Repressão às Drogas), e agradecemos a assistência da prefeita [Muriel Bowser] neste assunto".
BREAKING: President Trump says the suspect who shot the two National Guardsmen in Washington D.C. is severely wounded and "will pay a very steep price."
"The animal that shot the two National Guardsmen, with both being critically wounded, and now in two separate hospitals, is… pic.twitter.com/t5BGa0lQOg
— Collin Rugg (@CollinRugg) November 26, 2025
Trump lamenta o caso
A secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, o estado de saúde dos homens é desconhecido. Trump, que está na Flórida, lamentou o ocorrido e disse que o atirador 'pagará um preço alto'. Segundo informações de testemunhas, o suspeito se aproximou dos guardas já efetuando os disparos.
O governador da Virgínia Ocidental, Patrick Morrisey, informou pelo X que estão recebendo "informações conflitantes" sobre o estado de saúde dos militares. Anteriormente, Morrisey havia dito que os guardas haviam morrido, mas corrigiu a informação.
We are now receiving conflicting reports about the condition of our two Guard members and will provide additional updates once we receive more complete information.
Our prayers are with these brave service members, their families, and the entire Guard community.
— Governor Patrick Morrisey (@wvgovernor) November 26, 2025