As principais notícias sobre a pandemia de coronavírus (10/04)

10 abr 2020 - 06h23
(atualizado em 11/4/2020 às 05h36)

Latam cancela todos os voos internacionais. Total de mortos no mundo ultrapassa 100 mil. Itália prolonga quarentena por três semanas. Garoto de 15 anos é primeiro ianomâmi a morrer por covid-19.Resumo desta sexta-feira (10/04):

Foto: DW / Deutsche Welle

Mundo tem mais de 1,6 milhão de casos confirmados e 100 mil mortes

Publicidade

Brasil tem 19.638 casos e 1.056 mortes, segundo Ministério da Saúde

Latam suspende todos os voos internacionais até 30 de abril

Itália prolonga quarentena rigorosa até 3 de maio

Garoto de 15 anos é primeiro ianomâmi a morrer por covid-19

Publicidade

EUA registram 32 mil casos e 1,7 mil mortes em 24 horas, menos que no dia anterior

Transmissão encerrada. As atualizações estão no horário de Brasília:

18:00 - Latam suspende voos internacionais

A maior companhia aérea da América Latina, Latam, decidiu suspender todos os seus voos internacionais até maio, em reação à crise global do coronavírus. "Devido às restrições sanitárias impostas por vários países, assim como à contínua queda de demanda causada pela pandemia de covid-19, as operações regulares de passageiros internacionais estarão suspensas de 13 a 30 de abril", anunciou o grupo brasileiro-chileno em comunicado.

A Latam conecta normalmente 145 destinos em 26 países, com cerca de 1.400 voos por dia. Ela anunciou que manterá os voos domésticos no Brasil e Chile "na medida em que haja demanda".

17:30 - Turquia adota toque de recolher

O governo da Turquia decretou toque de recolher em 31 cidades até a meia-noite da segunda-feira (13/04). Entre as afetadas está a maior metrópole do país, Istambul e a capital Ancara, assim como Izmir e Antalya. O país registra até o momento 47 mil contágios e 1.006 mortes.

Publicidade

16:30 - Itália prorroga quarentena

Diante do aumento de novos casos, o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, anunciou a prorrogação da quarentena rigorosa por mais três semanas, até 3 de maio, numa "difícil" decisão. Desde 10 de março, os italianos só podem deixar a casa para ir ao trabalho, ao médico ou fazer compras.

15:30 - Total de mortos ultrapassa 100 mil

Segundo especialistas dos Estados Unidos, de um total de mais de 1,65 milhão de contágios, até a tarde da sexta-feira 100.376 haviam morrido em decorrência da pandemia de coronavírus, em todo o mundo. Os dados são da Universidade Johns Hopkins, que atualiza suas estatísticas com maior frequência do que a Organização Mundial de Saúde (OMS). A maioria das mortes - 18.849 - ocorreu na Itália, e cerca de 368.700 pacientes se recuperaram.

Pela primeira vez, o Reino Unido ultrapassou os italianos no número de novos óbitos por dia, totalizando 980, segundo o ministro britânico da Saúde, Matt Hancock. O pior dia para a Itália, até o momento, foi 27 de março, com 969 mortes.

Publicidade

13:00 - Na Sexta-feira Santa, centenas de cristãos vão a culto na Alemanha

Centenas puderam assistir a um culto em celebração à Sexta-feira Santa na cidade alemã de Düsseldorf, apesar da pandemia de coronavírus, graças a um cinema drive-in.

Cerca de 400 carros compareceram ao local, e o serviço ecumênico pôde ser ouvido pelos fiéis através dos rádios de seus veículos. O culto foi ministrado em conjunto por um padre católico e um pastor protestante, que ficaram lado a lado num palco.

Os ingressos foram disponibilizados gratuitamente pela internet e, na entrada do evento, foram conferidos pelas janelas dos carros para reduzir o risco de infecção.

12:30 - Viajantes chegando à Alemanha do exterior obrigados a ficar em quarentena

A partir desta sexta-feira, viajantes que chegam à Alemanha do exterior precisam ficar em quarentena por duas semanas, sob as novas regras para impedir a disseminação do coronavírus no país. No aeroporto de Frankfurt, maior centro de transportes da Alemanha, milhares de pessoas foram afetadas pela medida.

Publicidade

A polícia esteve presente no aeroporto para informar os viajantes sobre as regras, o que também significa que eles devem se reportar à autoridade de saúde local ao voltar para casa.

Existem isenções para caminhoneiros, passageiros transfronteiriços e pessoas que passaram menos de 24 horas fora do país, com a regulamentação em vigor até pelo menos 19 de abril.

11:40 - EUA expulsam milhares de migrantes para o México sob medida anticoronavírus

Os Estados Unidos já expulsaram quase 10 mil migrantes mexicanos e centro-americanos sem documentos na fronteira do país com o México, usando poderes de emergência decretados para conter a propagação do novo coronavírus, afirmaram autoridades.

A medida de 21 de março permite que sejam anulados os efeitos de leis migratórias americanas, agilizando assim processos de remoção de estrangeiros. Críticos afirmam que a ordem de emergência em saúde pública está sendo usada como extensão das políticas rígidas anti-imigração.

Publicidade

A medida, emitida pelos Centros e Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA e inicialmente em vigor por 30 dias, proíbe a entrada de estrangeiros considerados como "um sério perigo" para a propagação de doenças transmissíveis.

11:00 - UE firma acordo de 500 bilhões de euros contra crise do coronavírus

Após horas de debates e desentendimentos, os ministros das Finanças da União Europeia (UE) chegaram a um acordo na quinta-feira sobre um pacote de medidas econômicas de 500 bilhões de euros para apoiar países, empresas e trabalhadores durante a pandemia de coronavírus.

O comissário de Economia da UE, o italiano Paolo Gentiloni, descreveu o acordo como "um pacote de tamanho sem precedente para apoiar sistemas de saúde, fundos de desemprego, liquidez para empresas e o fundo para um plano de recuperação".

"Hoje é um grande dia para a solidariedade europeia", disse, por sua vez, o ministro das Finanças alemão, Olaf Scholz. "Trata-se da saúde dos cidadãos, trata-se de garantir empregos, e trata-se de muitas empresas sobrevivendo a essa crise."

Publicidade

Leia a notícia completa

10:20 - Pandemia pode levar até 580 milhões de pessoas de volta à pobreza

A pandemia de coronavírus pode levar de 420 milhões a 580 milhões de pessoas de volta à pobreza, no pior cenário possível, desfazendo cerca de dez anos de trabalhos no combate ao problema, afirmam pesquisadores da Universidade das Nações Unidas em Tóquio, no Japão.

O estudo acredita que Oriente Médio, Norte da África, África Subsaariana e Sul da Ásia serão as regiões mais atingidas nesse sentido.

"O potencial impacto da covid-19 representa um verdadeiro desafio ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável [ODS] da ONU de acabar com a pobreza até 2030, porque aumentos na dimensão relativa e absoluta do número de pobres podem representar uma reversão de aproximadamente uma década de progresso na redução da pobreza", dizem os pesquisadores.

09:15 - Ministro alemão diz que Trump demorou muito para agir contra coronavírus

Publicidade

O ministro do Exterior alemão, Heiko Maas, criticou a demora do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em reagir à pandemia de coronavírus. "A China adotou medidas muito autoritárias, enquanto nos EUA o vírus foi minimizado por muito tempo", afirmou ele à revista Der Spiegel. "São dois extremos, nenhum dos quais pode ser modelo para a Europa."

Maas ainda disse esperar que Washington repense suas relações internacionais em meio à crise de covid-19, acrescentando que políticas comerciais agressivas podem prejudicar a capacidade de países adquirirem equipamentos de proteção.

Os EUA são o país com o maior número de casos confirmados de coronavírus, com mais de 460 mil ocorrências, o que corresponde a mais de um quarto de todas as infecções mundiais. Mais de 16 mil pacientes morreram devido à doença.

08:30 - Garoto de 15 anos é primeiro ianomâmi a morrer por covid-19

Um jovem ianomâmi de 15 anos morreu na noite desta quinta-feira num hospital em Boa Vista, em Roraima. Ele é o primeiro ianomâmi a morrer após contrair o novo coronavírus. O adolescente recebia cuidados em um leito de UTI desde 3 de abril.

Publicidade

Segundo o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) que atende a região, ele era natural da aldeia Rehebe, nos domínios da Terra Indígena Ianomâmi, mas passou a morar no município de Alto Alegre, a 87 quilômetros da capital de Roraima. O motivo da mudança para a Terra Indígena Boqueirão foi dar continuidade aos estudos do ensino fundamental. Ainda segundo o Dsei, o adolescente morava com uma liderança indígena.

Entidades de defesa da causa indígena, como o Instituto Socioambiental (ISA) e o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), têm denunciado a subnotificação de casos de covid-19 entre indígenas e demonstrado preocupação com o risco para as comunidades.

Ambas alertam que ao menos outros dois indígenas contaminados pelo novo coronavírus já morreram e que o governo federal não registrou as ocorrências no balanço. As vítimas seriam uma mulher da etnia borari, de 87 anos, que morreu em Alter do Chão, no município de Santarém (PA), e um homem de 55 anos, do povo mura, morto em Manaus.

07:30 - Espanha tem menor aumento diário de mortes em 17 dias

A Espanha registrou mais 605 mortes por covid-19 nesta sexta-feira - o número diário mais baixo em 17 dias. Dados do Ministério da Saúde espanhol estimam o número de total de vítimas em 15.843. Além disso, o país confirmou 4.576 novos casos da doença, elevando o total de infecções para 157.022. A Espanha já é o país com o maior número de pacientes infectados na Europa.

Publicidade

06:40 - Itália deve estender restrições até maio

A Itália estenderá a maior parte de suas medidas restritivas até 3 de maio para evitar uma segunda onda de contágio, afirmou a imprensa local. O primeiro-ministro Giuseppe Conte deverá emitir um decreto ainda nesta sexta-feira ou no sábado proibindo cidadãos de passear em parques, por exemplo.

Segundo o jornal Corriere della Sera, o chefe de governo permitirá que um pequeno número de empresas, como papelarias e fabricantes de máquinas agrícolas, reabra quando as medidas vigentes expirarem em 13 de abril, em meio à crescente pressão para o retorno da normalidade.

A maioria dos italianos está proibida de deixar suas casas desde 12 de março. "Se os cientistas confirmarem, podemos começar a relaxar algumas medidas até o final deste mês", afirmou Conte à emissora britânica BBC na quinta-feira.

A Itália é o país com maior número de mortes por covid-19 no mundo, somando mais de 18 mil vítimas. Em número de casos, fica atrás dos Estados Unidos e da Espanha, com o registro de mais de 143 mil infecções até o momento.

Publicidade

06:10 - Coronavírus ameaça a segurança internacional, diz chefe da ONU

O Conselho de Segurança das Nações Unidas se reuniu pela primeira vez para discutir a pandemia de coronavírus. A reunião virtual foi organizada pela Alemanha e ocorreu após nove dos dez membros não permanentes pedirem para debater a situação.

O órgão, que tem se mantido em silêncio desde o início do surto em dezembro, é encarregado de manter a paz e a segurança internacionais, mas seus Estados-membros discordam sobre de que forma isso deve ser feito quando se trata da crise da covid-19.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu para que os membros se unam no combate ao vírus, afirmando que esse compromisso será "crítico para mitigar as consequências da pandemia de covid-19 na paz e na segurança".

"A pandemia também representa uma ameaça significativa para a manutenção da paz e segurança internacionais, potencialmente levando a um aumento da agitação social e da violência que prejudicaria muito nossa capacidade de combater a doença", disse ele durante a reunião.

Publicidade

Segundo Guterres, a ONU passa por seu teste mais grave desde que foi fundada, há 75 anos. "Esta é a luta de uma geração e a razão de ser das próprias Nações Unidas."

Contudo, tanto os Estados Unidos quanto a China têm relutado em envolver o Conselho de Segurança no combate à pandemia. O presidente americano, Donald Trump, vem insistindo repetidamente em se referir à origem chinesa do vírus, irritando Pequim.

Enquanto a Alemanha descreveu a pandemia como uma "questão internacional de paz e segurança", vários outros países, como China, Rússia e África do Sul, defenderam que questões de saúde não fazem parte do escopo do Conselho de Segurança.

Leia a notícia completa

05:30 - EUA têm 32 mil casos e 1,7 mil mortes em 24 horas

Publicidade

Os Estados Unidos registraram 32.385 novos casos confirmados de coronavírus e mais de 1.700 mortes na quinta-feira. Embora ainda alto, o número de óbitos em 24 horas foi menor do que o reportado no dia anterior, quando o país bateu um recorde diário de mortos (1.973).

Até o balanço oficial de quinta-feira, o número total de infecções nos EUA ultrapassava 460 mil, o mais alto em todo o mundo, e o de mortes superava 16 mil, ficando atrás apenas da Itália.

00:00 - Resumo dos principais acontecimentos de quinta-feira (09/04):

Brasil tem 17.857 casos confirmados e 941 óbitos, segundo Ministério da Saúde

Boris Johnson deixa UTI, mas continua internado

2,5 milhões de brasileiros receberam auxílio emergencial de 600 reais

Publicidade

Mortes na Alemanha ultrapassam 2.100

Itália volta a registrar alta no número de mortos

Número de casos e de mortes na Espanha cai após dois dias de alta

_____________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube

| App | Instagram | Newsletter

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se