Em 'Votos pelo Brasil', Terra revela as expectativas dos eleitores para 2 de outubro

São 11 reportagens especiais que destacam a percepção dos brasileiros sobre o País nos últimos quatro anos

27 set 2022 - 16h54
(atualizado às 17h30)
Eleitores pelo Brasil falam sobre suas expectativas para o Brasil de 2023
Eleitores pelo Brasil falam sobre suas expectativas para o Brasil de 2023
Foto: Terra

O Terra fez um giro pelo Brasil para registrar histórias de eleitores em nove cidades brasileiras que se destacaram nas Eleições de 2018. São 11 reportagens especiais da série 'Votos pelo Brasil' que destacam a percepção dos brasileiros sobre o País nos últimos quatro anos, bem como as suas expectativas para 2 de outubro.

Para chegar a essas nove cidades, foi realizada uma análise minuciosa do raio-x das votações das últimas eleições presidenciais, priorizando a diversidade regional e indo além do eixo Sul-Sudeste. Todas elas, apesar de desconhecidas pela grande maioria, se mostraram relevantes, seja por liderarem o ranking de abstenções, de votos brancos ou nulos, bem como pelas vitórias expressivas ao presidente Jair Bolsonaro ou ao PT --principal adversário do chefe de Estado na disputa à reeleição.      

Os textos do especial 'Votos pelo Brasil' começaram a ser publicados no último domingo, 25, e, até a véspera das eleições, 1º de outubro, você pode acompanhar diariamente conteúdos inéditos e exclusivos na home do Terra e também no canal de Eleições 2022

A primeira reportagem apresentou a história do município mais polarizado da última corrida presidencial, Três Ranchos, no interior de Goiás, onde Jair Bolsonaro, hoje no PL, teve apenas um voto a mais que Fernando Haddad, candidato do PT na época.

O Rio de Janeiro também foi destino desta série especial. Em 2018, o atual chefe do Executivo venceu em todas as zonas eleitorais, menos em Laranjeiras, tradicional polo da esquerda carioca. Em um pleito marcado pela violência política, a reportagem mostrou como os cariocas convivem com as diferenças em um período de tensão.

O voto evangélico, tema em alta na cobertura deste ano, nos levou a visitar Arroio do Padre. O pequeno município do interior do Rio Grande do Sul foi apontado pelo Censo do IBGE de 2010 como o mais evangélico do País. Ainda no interior gaúcho, o nosso giro esteve em Nova Pádua, que, em 2018, deu a Jair Bolsonaro o maior número de votos (92,96%).

Minas Gerais é o Estado que teve a cidade com maior número de votos nulos e também o local com a maior quantidade de votos em branco. Para os eleitores de Córrego Fundo, não eleger um representante é sinal de protesto. Já em Desterro de Entre Rios, a escolha é o caminho mais fácil para quem sabe ler ou escrever, e acaba apertando a tecla branco.

No Nordeste, a reportagem visitou Tauá, no interior do Ceará. A cidade de 59 mil habitantes entrou no radar após ser a que mais recebeu recursos do orçamento secreto em 2020.  A passagem pelo estado também nos levou para Aiuaba, município cearense onde o PT teve o maior percentual de votos (91,46%) na campanha de Fernando Haddad, em 2018.

A última parada do tour pelas quatro regiões do Brasil foi Porto Walter, no Acre. O município registrou o maior índice de abstenção na eleição presidencial passada. A reportagem revela os motivos que levaram os eleitores dessa pequena cidade a não comparecerem para votar.

Todas as reportagens da série 'Votos pelo Brasil' e sobre a corrida eleitoral você pode acompanhar na página especial Eleições no Terra.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações