Vídeo mostra GCM colocando joelho em pescoço de homem negro em SP

Segundo testemunhas que gravaram imagens, GCM ainda colocou saco branco perto de homem para forjá-lo e prendê-lo por tráfico de drogas

31 mai 2022 - 19h58
(atualizado às 20h09)
Guarda civil de SP coloca joelho no pescoço de homem negro
Guarda civil de SP coloca joelho no pescoço de homem negro
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um vídeo divulgado nas redes sociais flagra guardas civis metropolitanos de São Paulo colocando o joelho no pescoço de um homem negro durante uma abordagem. Segundo as testemunhas que filmaram o caso relatam na gravação, os agentes aparentemente tentaram forjar um flagrante de tráfico de drogas no homem, ao colocar um saco com pó branco perto dele. As imagens foram gravadas nesta segunda-feira, 30, no Centro da capital.

No vídeo (veja abaixo), é possível ver um dos guardas pressionando o pescoço do homem com o joelho e o imobilizando no chão. O abordado reclama de dores em diversos momentos da ação da Guarda Civil Metropolitana, conforme flagraram as imagens. Ainda é possível ouvir uma mulher afirmar que os "GCMs são folgados" e que o "moço abordado só estava indo trabalhar". 

Publicidade

As imagens também mostram um guarda com um saco que contém pó branco na mão e a movimentação da substância entre os guardas. Nas redes sociais, muitas pessoas criticaram a abordagem violenta da GCM, relataram abuso de autoridade e afirmaram que os guardas podem ter forjado a droga para acusar o homem injustamente. 

Em nota enviado ao Terra, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) informa que a Corregedoria Geral da Guarda Civil Metropolitana vai instaurar uma sindicância para apurar os fatos e todas as circunstâncias relativas à ocorrência citada pela reportagem.

A SMSU afirma que não compactua com desvios de conduta e todos os casos são rigorosamente apurados e, comprovadas irregularidades, os autores são punidos conforme a legislação vigente.

Publicidade

Segundo a pasta, os agentes envolvidos na ocorrência relataram que, durante patrulhamento, identificaram um indivíduo que, ao avistar os guardas, teria dispensado um pacote e fugido. Os guardas informaram que conseguiram aborda-lo e encontraram uma sacola arremessada pelo homem, que teria substâncias análogas a entorpecentes.

A Secretaria informa ainda que eles também apresentaram uma balança de precisão na ocorrência registrada no 77º DP (Santa Cecília), que investiga o caso. Todos os relatos serão apurados tanto na investigação da polícia quanto na sindicância da Corregedoria da GCM.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se