Veja como é a P2 de Tremembé, onde Robinho ficará preso em SP

Penitenciária recebeu presos como Alexandre Nardoni, Gil Rugai e Lindemberg Alves; ex-jogador deve cumprir pena de 9 anos por estupro

22 mar 2024 - 09h37
(atualizado às 09h38)
A P2 de Tremembé fica a 150 km de São Paulo
A P2 de Tremembé fica a 150 km de São Paulo
Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

O ex-jogador de futebol Robson de Souza, o Robinho, foi transferido para a Penitenciária 2 de Tremembé na madrugada desta sexta-feira, 22. A prisão já recebeu detentos de casos emblemáticos no Brasil. Ele deve cumprir pena de 9 anos, incialmente em regime fechado,  pelo estupro coletivo de uma mulher albanesa, cometido em 2013 em Milão, na Itália.    

A P2 de Tremembé fica a 150 km de São Paulo, e é considerado o "presídio dos famosos", devido aos detentos que por lá passaram. O presídio já recebeu detentos como Alexandre Nardoni, Cristian Cravinhos, Lindemberg Alves e Gil Rugai, e outros criminosos de casos de repercussão nacional. Mizael Bispo e Edinho, filho de Pelé, também já cumpriram pena na unidade.

Publicidade

A Penitenciária Dr. José Augusto César Salgado, ou P2 de Tremembé, recebe casos de grande comoção com a finalidade de garantir mais privacidade aos internos. Foi criada depois da desativação do Carandiru, e comporta 584 presos em regimes semiaberto e fechado.

Atualmente, a unidade abriga 434 detentos, que estão divididos em dois pavilhões de regime fechado e um alojamento para o semiaberto
Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Atualmente, a unidade abriga 434 detentos, que estão divididos em dois pavilhões de regime fechado e um alojamento para o semiaberto.

A penitenciária conta com celas para até oito presos, além de nove celas individuais. Lá, os presos fazem as refeições dentro das celas, e podem sair uma vez por dia para o banho de sol. Há também cozinha, igreja, sala de aula, biblioteca, campo de futebol e horta.

Penitenciária de Tremembé (SP) é conhecida por presos de casos notórios Penitenciária de Tremembé (SP) é conhecida por presos de casos notórios

Publicidade

Mão de obra

A P2 tem ainda fábricas da Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimental (Funap), que permitem que os presos possam trabalhar dentro da unidade. Lá são feitas carteiras e cadeiras escolares, fechaduras, pastilhas desinfetantes para vaso sanitário, e outros produtos. São oferecidos cursos de capacitação profissional para que os presos possam atuar como mão de obra em serviços para empresas e governos municipais.

As oficinas da Funap integram o programa de remição de pena pelo trabalho. A cada três dias trabalhados, é abatido um dia de pena, desde que isso seja autorizado judicialmente.

História

É considerado o "presídio dos famosos" e já recebeu detentos como Alexandre Nardoni, Cristian Cravinhos, Lindemberg Alves e Gil Rugai
Foto:

A P2 de Tremembé foi construída em 1948, e desde 2002 recebe "presos especiais", depois de ter parte de sua estrutura destruída em uma rebelião em 2000. Em 2003, foi premiada por seu modelo de gestão.

Os detentos que vão para a unidade são pessoas que, devido à profissão ou por alguma outra razão, corriam risco de vida caso fossem para outros presídios. A informação foi revelado por Nagashi Furukawa, que foi secretário de Estado da Administração Penitenciária responsável pela criação do presídio, e atuou no cargo entre 1999 e 2006.

Publicidade

Em entrevista à GloboNews, ele disse que a P2 foi aberta para receber presos do  semiaberto. O plano seria transferir cerca de 80 presos do Carandiru, em São Paulo. O complexo foi desativado em 2002 após o massacre de 10 anos antes, que teve a morte de 111 detentos.

Desde a reformulação da P2 de Tremembé, não houve novos casos de maus-tratos entre os detentos.

Caso Robinho

Vídeo mostra momento que Robinho deixa sede da PF
Video Player

Robinho foi preso pela Polícia Federal na noite desta quinta-feira, 21, em sua residência em Santos, no litoral de São Paulo. Ele deixou seu apartamento em um carro da PF descaracterizado, de forma discreta. O ex-jogador foi levado para a sede da PF em Santos, e depois, transferido para a Penitenciária 2 de Tremembé, na madrugada desta sexta-feira, 22.

A decisão pela prisão de

no Brasil foi da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que definiu que o ex-jogador cumpra a pena por estupro coletivo no país, após ele ser condenado pelo crime pela Justiça da Itália.

Fonte: Redação Terra
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações