Quem é James Webb, astrofísico acusado de homofobia

Membros da comunidade astronômica criaram uma campanha para rebatizar o famoso James Webb Space Telescope

19 jul 2022 - 05h00
James Webb, que batiza telescópio da NASA, participou da perseguição contra a comunidade LGBTQIA+ nos EUA durante as décadas de 1950 e 1960
James Webb, que batiza telescópio da NASA, participou da perseguição contra a comunidade LGBTQIA+ nos EUA durante as décadas de 1950 e 1960
Foto: Divulgação

As primeiras imagens capturadas no espaço pelo telescópio James Webb têm gerado forte repercussão no mundo inteiro pela qualidade jamais vista anteriormente. Apesar do deslumbramento geral, astrônomos de diversos países estão protestando contra o nome do equipamento, solicitando que a NASA faça a mudança na nomenclatura. O motivo é que o homenageado, o astrofísico americano James Edwin Webb (1906-1992), era assumidamente homofóbico.

O movimento #RenameJWST lembra que James Webb participou da perseguição contra a comunidade LGBTQIA+ em seu país durante as décadas de 1950 e 1960, em um episódio que ficou conhecido como Lavender Scare.

Publicidade

James Webb foi o segundo diretor de administração da NASA, cujo nome esteve ligado a várias missões Apollo durante a corrida espacial dos anos 1960. Dentro da NASA, em 1963, James Webb também teria demitido Clifford Norton por "condutas imorais, indecentes e vergonhosas". O então diretor da agência espacial havia suspeitado que o funcionário era homossexual.

Mais de 1.700 membros da comunidade astronômica internacional assinaram um manifesto pedindo pela troca do nome do telescópio. Nas redes sociais, o movimento #RenameJWST vem recebendo cada vez mais engajamento.

Fonte: Redação Nós
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações