URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul
Patrocínio

Putin sanciona lei que expande regras da Rússia contra "propaganda LGBT"

Qualquer ação ou divulgação de informação que seja considerada uma tentativa de "promover a sexualidade" incorre em multa pesada

5 dez 2022 - 11h49
(atualizado às 14h14)
Putin sanciona lei que expande regras da Rússia contra "propaganda LGBT"
Putin sanciona lei que expande regras da Rússia contra "propaganda LGBT"
Foto: Reuters

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, sancionou nesta segunda-feira, 5, uma lei que amplia as restrições do país à promoção do que chama de "propaganda LGBT", proibindo efetivamente qualquer expressão pública de comportamento ou estilo de vida que não seja cisgênero e/ou heterossexual na Rússia.

De acordo com a nova lei, que amplia a interpretação da Rússia do que se qualifica como "propaganda LGBT", qualquer ação ou divulgação de informação que seja considerada uma tentativa de promover a homossexualidade em público, online ou em filmes, livros ou publicidade pode incorrer em multa pesada.

Publicidade

A lei expande a lei anterior da Rússia contra a propaganda LGBT que proibia a "demonstração" de comportamento LGBT para crianças.

Isso ocorre quando o Kremlin exerce maior pressão sobre grupos minoritários e oponentes de Putin dentro do país, anulando grupos de mídia independentes e sufocando ainda mais a liberdade de expressão, ao mesmo tempo em que Moscou intensifica uma campanha de uma década para promover o que diz serem valores "tradicionais".

As autoridades já usaram a lei existente para interromper as marchas do orgulho gay e deter ativistas dos direitos dos homossexuais.

Grupos de direitos humanos dizem que a nova lei pretende abolir os chamados estilos de vida LGBT "não tradicionais" praticados por lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros da vida pública.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações