Morte do trans Paulo Vaz evidencia a crueldade na internet

Tragédia ocorre 1 dia após um vídeo íntimo do marido dele, o youtuber Pedro HMC, viralizar nas redes sociais

15 mar 2022 - 08h58
Paulo Vaz deixa relevante legado contra a transfobia
Paulo Vaz deixa relevante legado contra a transfobia
Foto: Instagram

Famosos como o ator Hugo Bonemer, a drag Ikaro Kadoshi, a cantora Liniker e a ex-BBB Ariadna Arantes lamentaram a morte de Paulo Vaz. O influenciador digital, também conhecido como Popo Vaz, foi encontrado morto na segunda-feira (14). Tinha 36 anos.

Mineiro, ele ganhou fama na internet com relatos em vídeo de sua trajetória como homem transexual. A beleza e o carisma o transformaram em ‘muso trans’. Chegou a fazer trabalhos como modelo. Tinha quase 200 mil seguidores no Instagram.

Publicidade

Era casado com o youtuber e militante gay Pedro HMC, do canal ‘Põe na Roda’. Formavam um dos casais mais famosos e admirados da comunidade LGBTQIA+ de São Paulo. Juntos, atuavam contra a homotransfobia e a heteronormatividade na sociedade.

A morte trágica de Paulo Vaz acontece 1 dia após um vídeo de Pedro surgir nos Stories do perfil dele no Instagram. A cena íntima com um ator pornô viralizou principalmente no Twitter. Surgiu uma onda de ataques transfóbicos contra Popo, que teve sua masculinidade contestada por haters, como se ele não fosse "homem suficiente" para seu marido.

Esse fluxo nefasto de deboche e depreciação teria afetado profundamente a saúde mental do influenciador trans, que já havia sofrido crises de depressão. O cyberbullying está entre os principais gatilhos de transtornos emocionais entre os LGBTs.

Após a notícia da morte se espalhar na internet, vários ativistas pediram que os internautas sejam empáticos e não responsabilizem Pedro HMC pela tragédia. Afinal, ninguém tem o direito de julgar as ações de nenhum deles.

Publicidade

Além de influenciador e ativista, Paulo Vaz era investigador da Polícia Civil. Os jovens transexuais brasileiros perdem uma de suas maiores referências e importante defensor de seus direitos.

Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações