Twitch vai limitar lives que mostrem partes íntimas por um longo tempo

Nova mudança nas políticas de conteúdo sexual da Twitch vai proibir foco demasiado em partes íntimas a partir desta sexta (29)

28 mar 2024 - 19h54
(atualizado em 29/3/2024 às 13h12)

A Twitch anunciou mais uma mudança em suas regras relacionadas a conteúdo sexual, limitando a exibição "prolongada" de partes íntimas durante as transmissões ao vivo. A nova diretriz começa a valer nesta sexta-feira (29) e pode resultar na suspensão ou banimento de canais, bem como no impedimento do acesso a determinadas funções da plataforma.

Foto: Caspar Camille Rubin/Unsplash / Canaltech
Twitch vai limitar exibição de partes do corpo após usuários abusarem das políticas para apostar em conteúdo apelativo (Imagem: Mika Baumeister/Unsplash)
Foto: Canaltech

A própria empresa não falou diretamente sobre isso, mas as novas normas parecem voltadas a conter tendências recentes de publicação de conteúdo sugestivo na Twitch. Em uma delas, as criadoras de conteúdo usam o próprio corpo como tela verde para projetar jogos e outros materiais, enquanto em outra, fazem lives sentadas em cadeiras transparentes com câmeras voltadas diretamente para as partes íntimas.

Publicidade

Em suas redes sociais, a plataforma diz que:

"Nossas diretrizes da comunidade são desenhadas para ajudar a tornar a Twitch um lugar acolhedor. O conteúdo [na plataforma] está sempre evoluindo e queremos garantir que nossas regras funcionem como o esperado e atendam comportamentos emergentes. Quanto necessário, fazemos atualizações para atingir estas mudanças comportamentais e esclarecer a comunidade sobre o que é permitido.

A partir de sexta, 29 de março, conteúdo focado em partes íntimas do corpo por um período prolongado não será permitido. Incluímos detalhes adicionais e definições nas diretrizes da comunidade."

Segundo a Twitch, o decote, glúteos e virilha são considerados partes íntimas; elas podem aparecer nos vídeos desde que estejam cobertas por roupas. Por outro lado, a plataforma de streaming não disse exatamente quanto tempo é considerado "prolongado" pelos termos de uso.

Trimestre complicado para a Twitch

As atualizações constantes de regras relacionadas a conteúdo sexual começaram em dezembro do ano passado, quando veio a primeira mudança drástica nos termos de uso da Twitch. A rede chegou a permitir a exibição de nu artístico nas lives, voltando atrás apenas dois dias depois, enquanto tentava encontrar uma forma de aumentar a liberdade dos criadores, reduzir punições desproporcionais e, principalmente, manter o site seguro para menores de idade.

Enquanto o foco original das novas regras eram os artistas, que poderiam abrir lives com estudos de anatomia ou criando materiais contendo nudez, elas rapidamente abriram as portas para uma enxurrada de conteúdo sexualmente sugestivo. A comunidade foi dura nas críticas, enquanto a Twitch revia as diretrizes e segue tentando adequar as normas para encontrar um equilíbrio.

Publicidade

Trending no Canaltech:

Curte games e e-sports? Acompanhe todas as novidades no Game On!
Ativar notificações