Sandman: Quem é Johanna Constantine na série da Netflix

Conheça a história da maga que é muito mais do que uma "versão feminina" do icônico John Constantine

3 ago 2022 - 10h12
Foto: Divulgação

A série Sandman, adaptação da aclamada história em quadrinhos publicada pela Vertigo, selo da DC Comics, e escrita por Neil Gaiman (que também atua como um dos produtores da série), é uma das produções mais aguardadas do ano na Netflix e tem estreia marcada para o dia 5 de agosto na plataforma de streaming.

No entanto, a adaptação contará com algumas modificações em relação ao material original que foi publicado entre 1989 a 1996 - o que já deixou alguns fãs preocupados. 

Publicidade

Uma das principais mudanças é em um personagem bastante popular: John Constantine. Criado por Alan Moore, o Ocultista faz uma participação especial na obra original de Sandman, mas não estará presente na série da Netflix pois a companhia não tem seus direitos de uso - vale lembrar que uma série do personagem está em desenvolvimento para a HBO Max.

Em seu lugar, a série live-action trará Johanna Constantine, interpretada pela atriz Jenna Coleman, mais conhecida pela sua participação na série Doctor Who.

Mas quem é Johanna Constantine? Apenas uma "versão feminina" de John Constantine ou uma personagem que possui alguma conexão mais profunda com o icônico anti-herói? O Game On te explica.

O Universo de Sandman

Publicidade

Antes de falar sobre Johanna, é importante contextualizar o universo de Sandman para aqueles que ainda não conhecem a obra. As histórias de Gaiman descrevem a vida de Sandman (também conhecido como Morpheus), o Senhor dos Sonhos, um ser antigo e poderoso que é a personificação do sonho e da imaginação.

Ele também é um dos Perpétuos, um grupo de sete irmãos que inclui Delírio, Desejo, Destruição, Desespero, Destino e Morte. Essas entidades são responsáveis pelo funcionamento da realidade conhecida e de todos os seres vivos.

Porém, Sandman é capturado e fica aprisionado por um século, e sua ausência desencadeia uma série de consequências, tanto no mundo dos sonhos como no mundo real.

Após conseguir se libertar, ele parte em uma jornada para restabelecer seus poderes e o Mundo dos Sonhos, encontrando pelo caminho velhos amigos e inimigos, e também conhecendo novas figuras – cósmicas e humanas.

Publicidade

Surge Johanna Constantine

Johanna Constantine nos quadrinhos de Sandman
Foto: Divulgação

Johanna Constantine é uma personagem criada pelo próprio Neil Gaiman para o segundo volume de Sandman e aparece na quarta parte do elogiado arco Casa de Bonecas, que será adaptado na primeira temporada da série. O arco foi publicado em 1990 como uma homenagem ao amigo Alan Moore, criador de John Constantine.

Aristocrata e aventureira inglesa do século XVIII, Johanna é uma ancestral de John que também possui habilidades mágicas ligadas ao ocultismo. Assim como John, ela possui um intelecto altamente ardiloso, usado para trapacear, manipular e enganar outras pessoas.

Os caminhos de Johanna e Sandman se cruzaram em 1789, quando ela cria uma armadilha para capturar o Perpétuo, achando que ele era um demônio. Eventualmente, Sandman revela que requisitou os serviços de Johanna para uma missão: a de resgatar a cabeça de Orpheus, o filho de Sandman, de uma prisão da revolução francesa.

Duas versões de Johanna

Johanna e Sandman na série da Netflix
Foto: Divulgação

Na série da Netflix, Jenna Coleman interpretará duas versões de Johanna: a primeira é a versão dos quadrinhos, a que existiu no século XVIII e é antepassada de John Constantine; a segunda é uma versão atual de Johanna Constantine, foi criada para a série para ocupar o espaço que John Constantine deveria ter na trama.

Publicidade

É uma pena que o icônico John Constantine não apareça na série da Netflix, no entanto é compreensível os motivos dessa mudança. Mas, ao que tudo indica, esse será apenas um detalhe que deixará a obra com um enredo mais próximo ao original.

Foto: Divulgação

Já foi confirmado pelos produtores e, pela própria atriz, que a versão feminina terá os mesmos traços e essência da personalidade de John Constantine que conhecemos. Ou seja, ela é uma pessoa cínica, malvada e seca - além de ser uma guerreira solitária e com seus próprios traumas.

Por outro lado, a personagem vai trazer novidades, como ser uma exorcista bem sucedida que ganha muito dinheiro, inclusive trabalhando para a família real.

Sandman chega ao catálogo da Netflix em 5 de agosto.

Fonte: Game On
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se