O ex-CEO da Activision Blizzard, Bobby Kotick, disse que o desempenho comercial de Call of Duty caiu drasticamente em 2025 em comparação com 2024.
Segundo dito por ele em sua resposta a um processo judicial sobre a venda da Activision Blizzard para a Microsoft (via Game File), Call of Duty "está a caminho de ter um desempenho mais de 60% inferior ao do ano passado devido à intensa concorrência de títulos como Battlefield — destruindo o argumento agora derrotado da FTC... sobre a falta de concorrência na categoria de jogos de ação em primeira pessoa".
A ação judicial em questão foi aberta por investidores que alegam que Kotick manipulou a venda da Activision Blizzard para manter seu emprego e US$ 400 milhões em benefícios, além de se proteger das acusações de que sabia sobre o assédio sexual generalizado na Activision.
Os investidores estão sendo representados pelo fundo de pensão sueco Sjunde AP-fonden (AP7). Eles acusam Kotick de ter se precipitado na fusão com a Microsoft e argumentam que o preço de aquisição de US$ 95 por ação era muito baixo desde o início. A AP7 inclui Kotick, a Activision Blizzard e sua proprietária, a Microsoft, como réus (via IGN).
Kotick, que negou qualquer irregularidade, acusou a Embracer Group, dona de franquias como Tomb Raider e Dead Island, de estar envolvida com o processo e se beneficiando disso, algo que a empresa negou.
O ex-CEO da Activision também disse que a queda no desempenho comercial de Call of Duty, somado com as baixas vendas de consoles, mostra que ele estava certo em vender a Activision Blizzard.
“Hoje, considerando que as vendas de consoles estão em seu nível mais baixo de todos os tempos e que as vendas de Call of Duty caíram mais de 60% em relação ao ano anterior, o Requerente deveria expressar extrema gratidão pela visão demonstrada pela liderança da Activision ao concretizar esta transação.”
A Game File aponta que Kotick não forneceu provas sobre a queda nas vendas de Call of Duty. Apesar disso, sabemos que Black Ops 7 está com dificuldades, já que seu desempenho comercial na Europa foi 50% pior do que o de Black Ops 6 (via The Game Business). A própria Activision também passou essa ideia, ao decidir que não haverá mais jogos de Modern Warfare ou Black Ops em sequência. Vale lembrar também que Call of Duty agora sai no Game Pass no lançamento, o que certamente causa impacto negativo nas vendas do jogo, ao menos no PC e Xbox.
Sobre a alegação de consoles estarem vendendo mal, há dados divulgados pela empresa de análise de mercado, Circana, que sustentam a afirmação de Kotick. Novembro de 2025 teve seu pior mês até hoje em vendas de hardware de videogames nos Estados Unidos, e foi também o pior em vendas de jogos físicos desde 1995. Recentemente, foi revelado que as vendas do Switch 2 caíram no Natal nos EUA, Reino Unido e França.