'Guacamelee!' é uma referência ao México e aos clássicos dos games

31 jul 2013 - 16h22
(atualizado às 16h22)
Somente no PS3 é possível jogar em modo cooperativo local, com Juan e Tostada atuando em equipe. Você precisa experimentar o Tag Team nos combates: jogue um inimigo para o ar para que o outro jogador agarre a vítima e jogue-a para bem longe. É um show de luta-livre!
Somente no PS3 é possível jogar em modo cooperativo local, com Juan e Tostada atuando em equipe. Você precisa experimentar o Tag Team nos combates: jogue um inimigo para o ar para que o outro jogador agarre a vítima e jogue-a para bem longe. É um show de luta-livre!
Foto: Reprodução

Uma coisa fica clara logo nos primeiros minutos de Guacamelee!: esse é um jogo com personalidade, um enorme exemplo de como jogos de plataforma podem ser instigantes e modernos. Esse é só o terceiro jogo da Drinkbox – os outros dois são Tales from Space: About a Blob (PS3) e Mutant Blobs Attack (Vita), ambos lançados só na PSN e interessantes misturas de plataforma e quebra-cabeças. Essa equipe provou que sabe bem como usar o bom humor nos jogos.  

Aparências: Esse é Calaca, o cara que enganou o Diabo. Seu visual é bem diferente (e assustador) na luta final
Foto: Reprodução

O astro de Guacamelee! é Juan Aguacate. Bem, ele não começa a aventura como um herói... O cara é um cultivador de agave (uma planta suculenta), mora na vila Pueblucho e tem uma paixão impossível pela filha de El Presidente, o cara mais rico do pedaço. Ou seja: Juan é um tipo normal, que sonhava em ser um luchador de luta-livre quando criança (assim como eu, que queria ser o Stone Cold ou Triple H). Só que, no universo de Guacamelee!, ser um luchador é como ser um herói. E a vida de Juan muda no dia em que ele... morre. Por essa você não esperava, né?

Publicidade

Carlos Calaca, o homem que fez um pacto com o diabo e enganou o tinhoso, sequestrou a rica filha de El Presidente e Juan foi morto ao tentar impedi-lo. E essa foi a "sorte" do fazendeiro. No mundo dos mortos, Juan ganhou uma máscara sagrada das mãos da guerreira Tostada, e o artefato o transformou em um verdadeiro luchador. Agora sua missão é aprender técnicas de luta-livre e caçar Carlos Calaca, que deseja sacrificar a garota para unir os mundos dos vivos e dos mortos e governar ambos. Olé!

Nasce um novo herói

Resgatar a amada, surrar o vilão e salvar o mundo. Não há um clichê maior, e essa é a graça de um jogo que brinca com estereótipos e usa de forma impagável a rica cultura mexicana para ilustrar seu mundo. E, além de toda a brincadeira com lutadores mascarados e com o além-túmulo, Guacamelee! faz homenagens a séries de jogos queridas por fãs de qualquer videogame, como Portal, Metroid, Super Mario Bros., The Legend of Zelda e outros. Caçar referências, como uma silhueta de Mega Man denominada "Mega Hombre", torna-se uma das atrações mais legais. O espírito do jogo fica ainda mais jovial com várias referências a quadrinhos, memes de internet e a cultura pop em geral. Os diálogos são simples, mas brilham com cinismo, malícia e bons trocadilhos. Jogue a versão legendada em português e verá uma das melhores adaptações feitas para um jogo até hoje.

Esse trecho foi retirado da revista PlayStation, seção Review, edição 175. 

Publicidade
Editora Europa
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações