A Microsoft aproveitou a proximidade do Xbox Showcase, que acontecerá no domingo (11), para deixar os fãs em polvorosa com um teaser que, ao que parece, sugere que finalmente veremos o novo Fable.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
O vídeo não mostra nada além de um rastro brilhante, que, junto com a trilha sonora, remete aos jogos de RPG da franquia, mas já conta com mais de 5 milhões de visualizações e milhares de curtidas:
Do you love ✨ GAMES ✨ as much as we do? Then you won’t want to miss the Xbox Games Showcase: https://t.co/YSurRjtzpn | #Starfield #XboxShowcase pic.twitter.com/O1qSlXHNmY
— Xbox (@Xbox) May 30, 2023
O novo game da franquia desenvolvida pela produtora britânica Lionhead agora está nas mãos da Playground Games (de Forza Horizon) e teve jogos lançados para PC, Xbox, Xbox 360 e Xbox One. Foi no X360 que a série viveu seu auge e conquistou um lugar nos corações dos fãs.
Relembre os jogos de Fable
Criação do lendário game designer Peter Molyneaux, o primeiro Fable foi lançado em 2004 para Xbox e, no ano seguinte, recebeu uma edição mais completa, chamada Fable: The Lost Chapters, disponível também no PC, além de um remaster em 2014, Fable Anniversary. Ao todo, o jogo vendeu cerca de 3 milhões de cópias.
A proposta de Molyneaux era que Fable fosse um RPG de fantasia medieval em que o jogador viveria toda a vida de seu personagem, poderia ter filhos e até mesmo plantar uma semente e ver a planta brotar e virar uma árvore ao longo dos anos (dentro do tempo do jogo).
Embora muitas dessas promessas não tenham se cumprido, o jogo conquistou o público com seu sistema de moralidade, que permite que o jogador tome decisões boas ou ruins como preferir - mas com consequências, é claro.
Esse sistema voltou em Fable II, jogo lançado em 2008 para Xbox 360 e ambientado 500 anos depois do original. O segundo Fable vendeu cerca de 3,5 milhões de unidades e foi elogiado como "a sequência mais consistente já feita". O jogador tinha muita liberdade para explorar o mundo, muitas escolhas morais para fazer e todo um sistema de economia, podia se casar e viver diversas aventuras além de seguir a trama principal.
A boa recepção levou ao lançamento rápido de Fable III, para PC e Xbox 360. Neste jogo, ambientado apenas 50 anos depois do anterior, a produtora Lionhead incluiu várias áreas novas, como a terra de Aurora. O jogador assume um papel mais central na aventura, atuando como regente do reino. Suas decisões afetam não só a trama, mas o próprio cenário e a vida dos NPCs.
Fable também teve alguns jogos derivados, incluindo um game para Kinect e um jogo de estratégia que imitava um tabuleiro. O quarto jogo começou a ser desenvolvido na Lionhead, sem a participação de Molyneaux, e teria foco nas partidas multiplayer online. O game, que teve até um período de teste beta, acabou cancelado.
Retorno em breve?
Foi só em 2020 que a Microsoft surpreendeu os fãs com o primeiro (e único, por enquanto) teaser de um novo Fable. O vídeo, que você confere abaixo, traz uma fada voando pela floresta - e com um final surpreendente, mostrando que o jogo vai manter um dos ponto altos da franquia, que é o senso de humor. Assista:
Fable sempre combinou uma trama central dramática com um senso de humor leve e irreverente. Não é todo jogo que tem um emote para peidos, vamos combinar. Outras piadas da franquia lembram o estilo de clássicos da comédia britânica, como 'Monty Phyton em Busca do Cálice Sagrado'. Esse é um elemento tão vital para a série quanto a liberdade de exploração e o sistema de carma e moral.
O novo game está em desenvolvimento na Playground Games, produtora mais conhecida pela franquia de corrida em mundo aberto Forza Horizon. Para produzir Fable, o estúdio contratou uma grande equipe especializada em RPGs - já que o núcleo original da produtora é de desenvolvedores de jogos de corrida.
O Xbox Showcase acontece no domingo, dia 11 de junho. Os três RPGs da série Fable lançados para Xbox 360 são retrocompatíveis e estão disponíveis no Game Pass.