Warriors varrem Cavs cimentando dinastia, enquanto LeBron pondera futuro

9 jun 2018 - 12h14
(atualizado às 13h05)

O Golden State Warriors garantiu seu status de dinastia da NBA na sexta-feira ao esmagar o Cleveland Cavaliers e garantir o terceiro título em quatro anos, o que pode mandar LeBron James para outros lugares em busca de campeonatos.

A quarta disputa consecutiva das finais da NBA entre os dois rivais se mostrou a mais desequilibrada, já que os Warriors conquistaram a melhor de sete séries no número mínimo de jogos, com uma vitória por 108 a 85 em Cleveland para repetir o título de campeões.

Publicidade

"Todos nós queremos algo maior que nós mesmos. Acho que adoramos ver um ao outro tendo sucesso", disse Kevin Durant, o MVP (jogador mais valioso) das finais da NBA, aos repórteres. "Adoramos nos unir e descobrir coisas na quadra de basquete."

Depois de um desempenho abaixo do padrão no terceiro jogo, o armador dos Warriors Stephen Curry respondeu com uma noite de arremessos espetaculares ao marcar 37 pontos, enquanto James anotou 23.

Os Cavaliers recuperaram-se de uma desvantagem de 11 pontos com uma enterrada de James, perto do meio da marca do segundo tempo, o que fez a equipa da casa ficar de pé.

Mas era apenas uma questão de tempo até os Warriors, que se gabavam do ataque mais potente que a NBA já vira, assumirem o comando, com um terceiro quarto dominante para construir uma vantagem de 21 pontos que enfraqueceram as esperanças de reação dos Cavs.

Publicidade

"Nós sabíamos que eles iriam sair com um primeiro ataque e nós respondemos e corremos de volta para eles e definimos o tom para o jogo todo", disse Curry.

"Eles fizeram muitas corridas ao longo dos 48 minutos (do jogo), mas a nossa vontade prevaleceu. Sensação inacreditável de vir aqui em uma missão e fazer o trabalho."

O Cavs havia enfrentado com sucesso a eliminação três vezes nesta temporada, mas foi incapaz de montar qualquer ameaça, já que os Warriors simplesmente possuíam muito poder de fogo.

"Às vezes você pode dar tudo o que tem e ainda assim ser insuficiente, e achei que foi o que nosso grupo de garotos fez nesta série", lamentou o técnico do Cavaliers, Tyronn Lue.

Publicidade

Mão quebrada

James revelou após a partida que disputou os três primeiros confrontos com uma séria e auto-infligida lesão na mão sofrida após uma derrota na prorrogação do primeiro jogo, na qual J. R. Smith disparou contra a cesta ao invés de tentar um chute vitorioso antes de expirar o tempo.

Para o Cleveland, a derrota coloca a equipe em uma próxima temporada de grande incerteza, uma vez que James, o melhor jogador de sua geração, pode assinar contrato em outra equipe por ficar com o passe livre a partir de primeiro de julho, o que é amplamente esperado, devido à relativa falta de talento do time.

James, que jogou em sua oitava final consecutiva na NBA e a quarta decisão pelos Cavs, levou o time desde que voltou em 2014, mas provavelmente precisaria ver algumas adições importantes para mantê-lo com sua equipe natal.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se