Campeões olímpicos se encontram em evento de lançamento da Superliga

24 out 2016 - 16h41

A Olimpíada do Rio de Janeiro já chegou ao fim, mas um evento que aconteceu nesta segunda-feira em São Paulo reuniu alguns dos maiores nomes do vôlei dos Jogos. A edição 2016/17 da Superliga contará com 25 medalhistas olímpicos, sendo 10 campeões no Rio 2016. Levantador do Cruzeiro, atual campeão da competição, e medalhista com a Seleção, William comentou sobre a estrelada Superliga.

"É um atrativo grande para um produto vitorioso como já é a Superliga. Você poder contar com 10 campeões olímpicos recentes em um campeonato é muito legal. Espero que o público, e todo mundo do meio, aproveitem isso, façam com que dê uma alavancada maior no esporte. O vôlei é a minha paixão, a minha profissão, e eu luto diariamente para que mais pessoas tenham acesso, para que o campeonato seja mais legal, mais atrativo. Acho que melhor que isso é impossível, só se tivessem os 12 (campeões olímpicos)", brincou William em entrevista à Gazeta Esportiva.

Publicidade

Da campanha vitoriosa do vôlei masculino no Rio 2016, 10 dos 12 campeões estarão disputando o título da Superliga nesta temporada. O time com mais campeões olímpicos é o paulista Sesi, que tem em seu elenco o líbero Serginho, o levantador Bruninho, o meio de rede Lucão e o ponteiro Douglas Souza. O Taubaté, atual campeão paulista, contratou o oposto Wallace e o central Éder, além de renovar com o ponta Lucarelli. Ainda em São Paulo, o central Maurício Souza comanda o Campinas, finalista da Superliga na última temporada. Já em Minas, o atual campeão Sada Cruzeiro conta com o levantador William, além do oposto Evandro.

Pelo torneio feminino, a central Fabiana, bicampeã com a Seleção (2008 e 2012), deixou o Sesi e se juntou ao Dentil Praia Clube, equipe mineira que chegou à final da competição em 2015.

A temporada também contará com algumas novidades nas regras. As partidas semifinais da chave feminina irão ter cinco jogos, assim como as semis e quartas de finais do masculino. Além disso, o campeonato terá menos jogos por semana.

"Atendendo uma reivindicação antiga nós esse ano só teremos três rodadas intermediárias. Teremos oito rodadas que são disputadas uma partida por semana, com isso vai ter tempo para uma melhor preparação, melhor recuperação e melhor apuro técnico por parte dos atletas. Estamos tentando, dentro do possível, atender todas as reivindicações", afirmou Radamés Lattari Filho.

Publicidade

Em clima amistoso, todos os clubes foram chamados ao palco, onde atletas e participantes da comissão técnica receberam os cumprimentos dos organizadores. Um vídeo em homenagem ao tricampeonato mundial do Cruzeiro também foi transmitido.

O único clube que não compareceu ao evento foi o Rexona Ades, do Rio de Janeiro. A equipe participou do Campeonato Mundial nas Filipinas, onde terminou em quinto lugar, e não conseguiu retornar a tempo da participação no evento.

A Superliga masculina da temporada 2016/17 contará com Sada Cruzeiro (MG), atual tricampeão, Brasil Kirin (SP), atual vice-campeão, Funvic Taubaté, atual terceiro colocado, Sesi-SP, Montes Claros Vôlei (MG), Vôlei Canoas (RS), Maringá Vôlei (PR), JF Vôlei (MG), Minas Tênis Clube (MG), Bento Vôlei (RS), São Bernardo Vôlei (SP) e Caramuru Castro (PR).

Na chave feminina, estarão na disputa Rexona-Sesc (RJ), atual campeão, Dentil/Praia Clube (MG), atual vice-campeão, Camponesa/Minas (MG), Vôlei/Nestlé (SP), Sesi-SP, Rio do Sul (SC), Esporte Clube Pinheiros (SP), Terracap/BRB/Brasília Vôlei (DF), São Cristóvão Saúde/São Caetano (SP), Concilig/Finch/Bauru Vôlei (SP), Fluminense Futebol Clube (RJ) e Renata Valinhos/Country (SP).

Publicidade

* Especial para a Gazeta Esportiva

Gazeta Esportiva
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se