Final da Superliga cria "rivalidade" entre torcidas em SP

1 mai 2010 - 11h17
(atualizado às 14h37)
Felipe Held
Direto de São Paulo

Uma equipe catarinense e outra mineira se encontram na decisão da edição 2009/2010 da Superliga masculina de vôlei: de um lado, a tricampeã Cimed/Florianópolis buscava somar mais uma conquista a seu rol, enquanto o Montes Claros/Funadem queria coroar seu ano de estreia com o título. No Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, os fãs das duas equipes se encontraram antes de os atletas entrarem em quadra e chegaram, inclusive, a trocar provocações. Sem violência, claro.

As torcidas que enfrentaram a estrada em direção a São Paulo foram colocadas lado a lado, com a separação entre elas alinhadas à risca do meio da quadra. O setor com os mineiros, vestidos de azul, direcionava para os catarinenses de vermelho de Florianópolis ligeiras provocações - sobrou até para o levantador Bruninho, da Seleção Brasileira, que teve o nome entoado em um coro não muito amigável. Por sua vez, os sulistas rebatiam e alimentavam o clima de rivalidade entre os dois times.

Foram dez ônibus que deixaram Montes Claros, ao norte de Minas Gerais, e viajaram para São Paulo. Florianópolis, por sua vez, levou para a capital paulista outros 15 veículos apinhados de torcedores. Todos os ingressos para a decisão haviam se esgotado dias antes da partida.

Na entrada do Ginásio do Ibirapuera, entre pessoas com a frase típica de cambistas em portas de estádios de futebol ("Ingresso sobrando eu compro"), as torcidas de Florianópolis e Montes Claros passeavam devidamente uniformizadas. Havia, é claro, paulistanos que deixaram suas camas na fria manhã de 1º de maio para assistirem à decisão do campeão nacional do vôlei masculino.

Algumas das pessoas, com crianças pequenas, ensinavam os gritos de guerra antes de subirem às arquibancadas. O oposto Lorena, que se tornou xodó em Montes Claros graças à boa temporada que vem realizando, também ganhou suas homenagens. O irreverente jogador, 31 anos, tinha suas imagens estampadas em camisetas de torcedores na entrada do ginásio - em quadra, foi o responsável pelos gritos mais altos das arquibancadas.

Entre um show à parte, que foi amenizado somente quando o Hino Nacional ecoou pelo Ginásio do Ibirapuera e as duas torcidas se uniram em um só coro, Florianópolis venceu por 3 sets a 0, parciais de 25/22, 25/20 e 31/29.

Torcida da Cimed faz festa nas arquibancadas do Ibirapuera
Torcida da Cimed faz festa nas arquibancadas do Ibirapuera
Foto: Alexandre Arruda/CBV / Divulgação
Fonte: Especial para Terra
Fique por dentro das principais notícias de Esportes
Ativar notificações