Fabi destoa e é única a admitir foco no Mundial de 2010

18 jan 2010 - 18h59
(atualizado às 20h08)

Acompanhados pelo técnico Bernardinho, quatro jogadores da Seleção Brasileira participaram de um evento promocional no começo da tarde desta segunda-feira, em São Paulo. Representante da seleção feminina, a líbero Fabi foi a única a admitir o foco no Mundial.

» Larissa está preparada para mais um título em Caxias do Sul

» Brasileiros jogam pouco e Trentino perde no Italiano

» Serginho lamenta tentativa de assalto, mas descarta exterior

» São Caetano tenta acabar com invencibilidade do Osasco

"Já estamos pensando, obviamente. Desde o encerramento do ano de 2009, já estamos conversando sobre os outros times, sobre a Itália, que nos derrotou na Copa dos Campeões, analisando nossas falhas e vendo no que podemos evoluir. Estamos atentas ao que está acontecendo no mundo inteiro", avisou a jogadora da Unilever.

Vice nas temporadas de 1994 e 2006, o Brasil caiu no Grupo B do Mundial Feminino ao lado de Itália, Porto Rico, Holanda, Quênia e República Tcheca. O torneio, jamais conquistado pelo time nacional, será realizado no Japão entre os dias 29 de outubro e 14 de novembro de 2010.

"Temos que nos preparar para um ano de cobranças. É o único titulo que a gente não tem, e quer muito. Essa geração quer poder fazer uma história bacana, quer ganhar um título que falta para a seleção e colocar tanto o masculino quanto o feminino como detentores de todos os títulos existentes e possíveis no voleibol", disse Fabi.

Medalha de ouro na Olimpíada de Pequim em 2008, a seleção feminina conquistou seis dos sete campeonatos disputados em 2009. Em 45 partidas na temporada, o time foi derrotado apenas por República Dominicana (na Copa Pan-Americana) e Itália, rival logo na primeira fase do Mundial.

O Mundial Masculino será realizado entre os dias 24 de setembro e 10 de outubro, na Itália. No Grupo B, o Brasil enfrenta Cuba, Espanha e Tunísia na primeira fase do torneio. Diferente de Fabi, os membros do time comandado por Bernardinho garantem que ainda não começaram a pensar no torneio.

"É cedo e eu tenho que ver se vou ser convocado. Preciso jogar a Superliga primeiro para ver se o homem convoca", afirmou o líbero Serginho, presente nos títulos mundiais conquistados nas temporadas de 2002 e 2006, ao lado do técnico Bernardinho.

Nem mesmo Bruninho, filho do "homem", falou como se já estivesse garantido no Mundial de 2010. "Tudo passa pelo seu trabalho no clube. Temos que pensar em fazer uma boa Superliga para conseguir a convocação", disse o levantador, acompanhado por Giba. "Só estou pensando na Superliga", reforçou o capitão.

Entre os homens, apenas o técnico Bernardinho admitiu o foco no torneio. "Já estou pensando na Liga Mundial e no Mundial. Vamos ver se trabalhamos bem para conseguir chegar lá", declarou. Campeão em 2002 e 2006, o Brasil pode igualar a Itália, única seleção e ganhar três torneios seguidos (1990, 1994 e 1998).

Fabi admite expectativa em busca de título inédito com a Seleção
Fabi admite expectativa em busca de título inédito com a Seleção
Foto: AP
Gazeta Esportiva
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se