Ary Graça rebate Bernardinho e nega Brasil prejudicado

23 set 2014 - 08h05

Assim que a Polônia venceu o Brasil e se sagrou campeã mundial de vôlei, no último domingo, em Katowice, Bernardinho deu todos os méritos à seleção europeia, mas não hesitou em detonar a organização do Campeonato Mundial de 2014. Em entrevista ao Sportv, o técnico brasileiro teceu duras críticas à Federação Internacional de Vôlei (FIVB) e a acusou de fazer “jogo baixo com a Seleção”.

Nesta terça-feira, então, a entidade se pronunciou. E simplesmente por meio de seu presidente, o brasileiro Ary Graça. Em entrevista à edição impressa do jornal O Globo, Graça rebateu as declarações de Bernardinho e se limitou a garantir que “o Brasil não foi prejudicado em absolutamente nada” no Campeonato Mundial de Vôlei da Polônia.

Publicidade

As críticas de Bernardinho foram muito duras ainda dentro da quadra do Spodek Arena, em Katowice. Claramente irritado com o vice-campeonato mundial – o seu primeiro em quatro edições disputadas -, o treinador brasileiro não poupou críticas à Federação Internacional de Vôlei, responsável por organizar o evento. Ele disse que a entidade fez o Brasil de “gato e sapato” e que ela “age de uma maneira baixa demais”.

Os motivos das reclamações são dois. O primeiro: a escalação, na final, de um árbitro que já havia se envolvido em polêmicas com a Seleção Brasileira na Liga Mundial deste ano. O segundo: o fato de o Brasil, mesmo tendo conquistado a melhor campanha do Campeonato Mundial nas duas primeiras fases, ter tido que mudar de sede para a terceira fase, além de ter disputado dois jogos em dias seguidos no triangular que antecedeu as semifinais. Tudo isto por causa de um regulamento que privilegia a anfitriã, Polônia. (saiba mais aqui).

Para Ary Graça, porém, as críticas de Bernardinho não fazem sentido. Ao Globo, o presidente da Federação Internacional de Vôlei disse que tudo “está no regulamento” e que “está escrito”. O dirigente brasileiro deixou claro que “quem escolhe quando e onde jogar é o anfitrião” e ainda completou com uma frase polêmica: “e se não estivesse escrito, quanto mais o anfitrião for até a final, melhor é. A torcida comparece”, decretou.

Foto: Adam Nurkiewicz / Getty Images

Ary Graça entregou a taça do Campeonato Mundial à Polônia no domingo (Adam Nurkiewicz/Getty Images)

Publicidade
Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se