Venezuelano sugere que Fifa doe parte dos lucros da Copa

5 jul 2014 - 11h17
(atualizado em 8/1/2015 às 21h44)
Lucro seria investido em educação, saúde e moradia
Lucro seria investido em educação, saúde e moradia
Foto: Gustavo Andrade / AFP

A Fifa deveria dar um exemplo ao mundo ao entregar 10% dos lucros da Copa do Mundo aos pobres, afirmou um parlamentar venezuelano.

Publicidade

Quer acompanhar as notícias e jogos da sua seleção? Baixe nosso app. #TerraFutebol

"Seria uma notícia estupenda para todo o planeta, que precisa tanto de uma boa notícia", disse William Ojeda em comentários amplamente publicados pela mídia venezuelana neste sábado.

"A Fifa, que ganha tanto dinheiro com a organização de um evento mundial, deveria demonstrar que suas ações não visam apenas objetivos monetários e deveria canalizar pelo menos 10% do lucro da Copa do Mundo para ajudar países pobres", disse ele.

O parlamentar independente afirmou que o dinheiro deveria ir para escolas, moradias, hospitais e instalações esportivas.

Publicidade

"Seria um grande exemplo moral", afirmou Ojeda, elogiando o clube espanhol Barcelona, que costumava usar o logotipo do fundo das Nações Unidas para a infância (Unicef) na frente da camisa do time. Atualmente o clube usa o logotipo nas costas das camisas.

Apesar de ser frequentemente acusada de corrupção, a Fifa é oficialmente uma organização não lucrativa e afirma que injeta milhões de dólares em receitas da Copa do Mundo na promoção do futebol, especialmente em países em desenvolvimento.

Veja os gols em 3D da Copa

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se