O Vasco segue em busca de definir quem será o novo treinador da equipe profissional, mas também lida com questões internas no elenco. Quatro jogadores têm contrato válido apenas até o fim do ano e já estão autorizados, pelas regras da Fifa, a assinar pré-contrato com outros clubes a partir deste mês de julho.
Os atletas nessa situação são: Daniel Fuzato, Pablo, Hugo Moura e Tchê Tchê. Até o momento, nenhum deles foi procurado pela diretoria vascaína para tratar de renovação de vínculo.
De acordo com o regulamento da Fifa, jogadores que entram nos últimos seis meses de contrato podem firmar acordo com outras equipes para uma transferência sem custos ao término do atual vínculo, o que aumenta a pressão sobre a gestão cruz-maltina.
Os próximos passos de cada caso também devem passar pela avaliação da futura comissão técnica, ainda em processo de definição pela diretoria.
Entre os nomes, Hugo Moura e Tchê Tchê despertaram interesse de outros clubes nas últimas semanas. O volante Tchê Tchê recebeu sondagens de pelo menos dois clubes da Série A, enquanto Hugo Moura foi alvo de uma proposta do futebol japonês. Até o momento, nenhuma das conversas avançou.
A diretoria do Vasco, no entanto, entende que o elenco ainda carece de opções no meio-campo e só deve liberar saídas mediante a chegada de reforços para o setor.
O cenário é impactado também pela instabilidade institucional, após o afastamento de Pedrinho do comando da SAF, o que acabou atrasando alguns movimentos do clube no mercado.
No caso de Daniel Fuzato, o goleiro é reserva imediato de Léo Jardim e foi contratado em janeiro do ano passado. No entanto, teve poucas oportunidades e não conseguiu se firmar quando acionado, somando oito partidas nas últimas duas temporadas. A tendência é de saída ao fim do contrato.
Já Pablo, formado nas categorias de base do clube, praticamente não teve espaço no time principal. O goleiro de 23 anos soma apenas uma partida profissional e não atuou em 2026. A renovação também é considerada improvável neste momento.