Coutinho se pronuncia, comunica saída e decisão é irreversível no Vasco

O meia Philippe Coutinho decidiu encerrar seu ciclo no Vasco. A informação sobre a decisão foi divulgada em primeira mão na noite de terça-feira (17) pelo portal Atenção, Vascaínos!, e confirmada nesta quarta-feira (18) pelo próprio jogador em suas redes sociais. Na publicação, o meia de 33 anos anunciou o encerramento do ciclo no clube […]

18 fev 2026 - 14h50
(atualizado às 14h50)
Photo by Wagner Meier/Getty Images
Photo by Wagner Meier/Getty Images
Foto: Esporte News Mundo

O meia Philippe Coutinho decidiu encerrar seu ciclo no Vasco. A informação sobre a decisão foi divulgada em primeira mão na noite de terça-feira (17) pelo portal Atenção, Vascaínos!, e confirmada nesta quarta-feira (18) pelo próprio jogador em suas redes sociais.

Na publicação, o meia de 33 anos anunciou o encerramento do ciclo no clube e explicou os motivos da decisão, destacando desgaste emocional e a necessidade de priorizar a saúde mental.

Publicidade

Logo no início do texto, o jogador afirmou que refletiu bastante antes de tornar a decisão pública e reforçou que o retorno ao Vasco foi movido por sentimento e que sempre atuou com entrega.

"Eu escolhi voltar para o Vasco porque eu amo esse clube. Amo tudo que o Vasco representa na minha vida. Vestir essa camisa foi uma das escolhas mais importantes que eu já fiz. E, em cada treino, em cada jogo, eu dei o meu melhor. Sempre! Nunca faltou entrega, nunca faltou vontade e comprometimento."

O meia também negou qualquer tipo de desrespeito à torcida ou ao elenco e disse ter se sentido julgado de forma injusta.

Coutinho sendo apresentado oficialmente no Vasco
Foto: Leandro Amorim/Vasco / Esporte News Mundo

"Eu jamais desrespeitaria a torcida, meus companheiros e o Vasco. Nunca fiz isso em lugar nenhum por onde passei. Quem me conhece sabe disso."

Publicidade

Ao explicar o momento decisivo, Coutinho revelou que, na ida para o vestiário, sentiu que seu ciclo havia chegado ao fim.

"Naquele momento, na ida para o vestiário, eu senti e percebi que meu ciclo no clube tinha acabado, e eu não voltei para priorizar minha saúde mental. A verdade é que estou muito cansado mentalmente."

Mesmo com a despedida inesperada, ele fez questão de reforçar o carinho pelo clube.

"Minha relação com o Vasco é de amor. E vai continuar sendo para sempre. Com o coração apertado, eu entendo que agora seja o momento de dar um passo para trás e encerrar esse ciclo no Vasco."

A decisão do jogador pegou o Vasco de surpresa. O clube, inclusive, já havia iniciado conversas para renovar o contrato com o camisa 10, que tem o contrato válido com a equipe carioca até junho de 2026.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se