Luisa Stefani, número 1 do Brasil, e a húngara Timea Babos, emplacaram, nesta quinta-feira (6), uma baita virada e se classificaram às semifinais do WTA Finals, torneio com as oito melhores duplas do ano realizado em Riad, na Arábia Saudita. A brasileira e a húngara derrotaram as campeãs do US Open, a canadense Gabriela Dabrowski e a neozelandesa Erin Routliffe por 2 sets a 1 com parciais de 2/6 7/5 10/5 após 1h41min.
Luisa se torna a primeira brasileira na semifinal da competição que fecha a temporada e só perde em importância para os quatro Grand Slams no ano. Ela vai buscar, nesta sexta-feira (7), igualar outro feito brasileiro que pertence a Marcelo Melo, que foi vice-campeão duas vezes em 2014 e 2017.
"Eu nunca estive preparada para voltar para casa. Isso não funciona no tênis, precisávamos lutar e foi isso o que fizemos. Teve um ponto decisivo no segundo set onde salvamos algumas bolas, muita energia, acabamos quebradas a seguir, mas o momento mudou para mim e para nós também. Disse a Timea que tinha um motivo por ter vencido esse torneio três vezes e no final ela jogou demais e tivemos um grande esforço de equipe para vencer essa partida. As adversárias são duras, tínhamos perdido dois jogos para elas, mas lutamos e estamos orgulhosas", disse a atleta patrocinada pelo Banco BRB, BRB Seguros, Parmalat Whey Fit e Slyce e que conta com os apoios da Liga Tênis 10, Bolsa Atleta, Head e JFL Living.
Stefani e Babos voltam a jogar nesta sexta-feira buscando vaga na final diante das invictas Jelena Ostapenko, da Letônia, e Su Hsieh, de Taiwan, campeãs da outra chave, a partir das 9h30 de Brasília.
Stefani e Babos somam quatro títulos no ano sendo três de WTA 500 em Linz, na Áustria, Tóquio, no Japão, e Estrasburgo, na França, e o SP Open, WTA 250 de São Paulo.
A campanha vai fazendo com que Luisa some 400 pontos no ranking e garanta a 15ª posição no ranking. Caso vá para a final, será a 14ª colocada.