João Menezes perde para Cilic e é eliminado do tênis

Em uma partida com duração de 3h23, o brasileiro caiu pelo placar de 2 sets a 1, com parciais de 6/7, 7/5 e 7/6

24 jul 2021 - 08h16
(atualizado às 08h36)

Na manhã deste sábado, João Menezes foi derrotado de virada pelo croata Marin Cilic e deu adeus à disputa do tênis masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Em uma partida com duração de 3h23, o brasileiro caiu pelo placar de 2 sets a 1, com parciais de 6/7, 7/5 e 7/6.

João Menezes foi derrotado por Cilic na estreia dos Jogos Olímpicos de Tóquio Edgar Su/Reuters
João Menezes foi derrotado por Cilic na estreia dos Jogos Olímpicos de Tóquio Edgar Su/Reuters
Foto: Edgar Su / Reuters

O primeiro set foi de muito equilíbrio, nenhum dos tenistas abriu uma vantagem de dois games. A parcial foi definida no tie-break, com João Menezes levando a melhor por 7 a 5.

Publicidade

O segundo set teve um panorama muito semelhante ao primeiro, porém João Menezes conseguiu abrir uma vantagem ao quebrar o serviço do croata no sétimo game e confirmar o seguinte. O problema, no entanto, é que Cilic quebrou duas vezes o serviço do brasileiro e levou o set, deixando tudo igual.

Cilic começou o terceiro set com tudo, quebrando duas vezes o serviço de João Menezes e abrindo uma grande vantagem. O brasileiro reagiu em quadra e emplacou uma grande recuperação, saindo de 5 a 0 para um empate. No 12º game, João teve o match point, porém desperdiçou a chance e viu o croata levar a decisão para o tie-break.

Assim como o restante do jogo, o tie-break foi equilibrado do início ao fim. Com um 9 a 7, Cilic venceu o brasileiro e garantiu sua vaga na próxima fase da competição.

No momento, João Menezes está na 217ª posição do ranking da ATP, enquanto Cilic é o 36º colocado. Um pouco mais cedo, Thiago Monteiro foi eliminado pelo alemão Jan-Lennard Struff.

Publicidade

Brasileiros também caem na dupla masculina

Também na manhã deste sábado, os brasileiros Marcelo Melo e Marcelo Demoliner foram derrotados por 2 sets a 0 pelos croatas Nikola Mektic e Mate Pavic. Com parciais de 7/6 e 6/4, os europeus garantiram o triunfo em 1h37 de partida.

Gazeta Esportiva
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se