Nadal supera Djokovic, é campeão do US Open e faz história

13 set 2010 - 23h02
(atualizado em 14/9/2010 às 00h45)

Atual número um do mundo, Rafael Nadal segue com a rotina de conquistas. Nesta segunda-feira, o espanhol derrotou o sérvio Novak Djokovic por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 5/7, 6/4 e 6/2, em três horas e 43 minutos, faturou o título do Aberto dos Estados Unidos pela primeira vez na carreira e cravou o seu nome na história do tênis.

» Veja fotos da premiação

» Veja fotos da partida

» ESPN: Nadal é campeão

» Após chuva e parada, King e Shvedova vencem o US Open

» Clijsters estraçalha Zvonareva em apenas 1h e é tricampeã

Com a inédita conquista nas quadras americanas, Nadal, 24 anos, chega ao nono título de Grand Slam e completa o Career Slam, obtendo o título dos quatro maiores torneios do tênis - ele já havia vencido o Aberto da França em Roland Garros em cinco oportunidades (2005, 2006, 2007, 2008 e 2010), Wimbledon em duas (2008 e 2010), além de ter uma taça do Aberto da Austrália (2009). O espanhol também é dono da medalha de ouro olímpica, conquistada nos Jogos de Pequim, em 2008.

Para chegar pela primeira vez à decisão do torneio americano, Nadal passou por seis tenistas. Em ordem cronológica: Teymuraz Gabashvili (Rússia), Denis Istomin (Uzbequistão), Gilles Simon (França), Feliciano Lopez (Espanha), Fernando Verdasco (Espanha) e Mikhail Youzhny (Rússia).

Nesta segunda, embora Djokovic tenha abrilhantado a conquista, especialmente pelas inúmeras oportunidades de quebra de serviço que impediu, Nadal foi superior em quase todos os quesitos. Teve mais aces e melhor aproveitamento do saque e cometeu menos erros não forçados.

Eles não se encontravam em uma decisão desde a temporada passada, quando disputaram dois títulos de Masters 1000. Nadal levou a melhor tanto em Roma quanto em Monte Carlo. Djokovic, no entanto, já tinha na conta a final do Aberto dos EUA de 2007, a qual perdeu para o suíço Roger Federer.

Nadal se junta a Fred Perry, Don Budge, Rod Laver, Roy Emerson, Andre Agassi e seu "rival" Roger Federer, como tenistas que conseguiram conquistar os quatro torneios de Grand Slam na carreira. Vale lembrar também que o espanhol iguala Andre Agassi e Steffi Graff por ter conquistado, além dos quatro torneios, o ouro olímpico.

O jogo

O espanhol aproveitou o início ruim do adversário, quebrou logo o primeiro game e não teve dificuldade para abrir vantagem. Djokovic confirmou o saque em seguida, depois de sair de um 0-30 e, no quarto game, manteve o ritmo forte para devolver a quebra. Mas, com o set empatado por 2/2, Nadal conseguiu outra quebra, mesmo tendo desperdiçado três break points consecutivos, e levou a vantagem até fechar a parcial em 6/4.

Djokovic voltou mais consistente no segundo set. No quarto game, ele teve uma tripla oportunidade de quebra e a confirmou na primeira. Empolgado, venceu também o game seguinte em quatro pontos e abriu 4/1.

O espanhol, no entanto, se recuperou: entre duas confirmações de serviço, ele devolveu a quebra e empatou por 4/4. Quando Djokovic voltava a sacar, a chuva chegou e forçou a paralisação da partida, com uma hora e 39 minutos de bola em quadra.

Passada a chuva, os dois tenistas confirmaram seus serviços até que, com 6/5, Djokovic saiu de um 30-0 no 12º game para um set point. E não desperdiçou a chance: surpreendeu Nadal com uma devolução de saque no fundo e viu o espanhol dar um passo para trás para mandar a bola na rede.

O sérvio começou a terceira parcial confirmando seu serviço, mas uma dupla falta já mostrou o que viria pela frente. O terceiro game deixou claro o nervosismo de Djokovic, que resistiu a três break points, mas ainda assim teve o serviço quebrado.

Com 3/1, o espanhol se mostrou muito mais seguro em quadra, ao passo que o número 2 do mundo encontrou muitas dificuldades e não teve forças para responder à quebra: 6/4 a favor de Nadal.

O quarto set confirmou o domínio de jogo de Nadal, que quebrou o serviço do sérvio no terceiro e no quinto games. Depois, diferentemente da semifinal, em que salvou dois match points do suíço Roger Federer, Djokovic sucumbiu ao maior tenista da atualidade, que fechou a quarta parcial em 6/2.

Com informações da Gazeta Press

Nadal comemora importante vitória nas quadras rápidas dos EUA
Nadal comemora importante vitória nas quadras rápidas dos EUA
Foto: AP
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações