Federer pode pôr "pá de cal" sobre Nadal em Wimbledon

22 jun 2009 - 08h40
(atualizado às 08h45)

Com a desistência de Rafael Nadal, lesionado, o caminho para Roger Federer consolidar sua hegemonia sobre o espanhol ficou ainda mais aberto. Depois de quebrar um domínio de quatro anos consecutivos de Nadal em Roland Garros, o suíço pode retomar a ponta também de Wimbledon, que abre suas quadras para a disputa a partir desta segunda-feira.

» Murray tenta primeiro título britânico em 73 anos

» Com Brasil em baixa, título de Maria Esther completa 50 anos

» Nadal mantém número 1 do ranking

» Safina mantém ponta do ranking da WTA

É justamente no Grand Slam britânico, disputado na superfície da grama, que Federer ganhou seu maior número de torneios majors. Foram cinco anos consecutivos de hegemonia na competição, entre 2003 e 2007, até uma dolorosa derrota para Nadal na última temporada. Agora, o suíco tem a chance de recuperar seu trono.

Outra oportunidade para Federer em Wimbledon é a de recuperar o primeiro lugar no ranking da ATP. O suíço possui 10.620 pontos e está com o segundo posto, enquanto Rafael Nadal acumula 12.735 pontos, mas não poderá defender os pontos conquistados em 2008.

Na última sexta-feira, Nadal confirmou que não disputará Wimbledon em razão de uma tendinite no joelho que lhe atrapalha desde o último Roland Garros.

Em 2009, os únicos títulos de Federer foram no saibro. Além do Aberto da França, o suíço foi campeão do Masters de Madrid. O atual número 2 do mundo inicia sua participação em Wimbledon nesta segunda, na All England Club - a quadra central. O adversário é o taiwanês Yen Hsun-Lu.

Sem Nadal, caminho ficou aberto para Federer
Sem Nadal, caminho ficou aberto para Federer
Foto: Getty Images
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações