Abraçando a luta contra o doping, ITF confirma adoção do Passaporte Biológico

7 mar 2013 - 12h04
(atualizado às 15h31)

Buscando lutar contra o doping de forma rigorosa, a Federação Internacional de Tênis (ITF) confirmou nesta quinta-feira que vai adotar o Passaporte Biológico. Segundo a entidade, a medida será implementada ainda este ano.

O Passaporte Biológico é um registro de exames realizados periodicamente visando comparar o perfil sanquíneo do atleta durante um tempo. A medida permite apontar mudanças que possam ser indícios do dodoping.

- A implementação do passaporte biológico do atleta é um importante passo na evolução do programa antidoping do tênis, uma vez que nos fornece uma grande ferramenta na luta contra o doping no nosso esporte - declarou o presidente da ITF, Francesco Ricci Bitti.

A medida também irá significar um maior número de exames sanguíneos realizados por ano, mas a ITF ainda não informou ao certo quantos serão.

O anúncio foi feito após reunião com representantes da ITF, da ATP (Associação de Tenistas Profissionais), da WTA (Associação de Tênis Feminino) e dos organizadores dos Grand Slams. A decisão, que atende ao pedido de alguns tenistas,como Roger Federer e Andy Murray, foi unânime.

O Passaporte Biológico ja é utilizado em outros esportes, como o ciclismo. O alerta contra o doping cresceu após a confissão do ciclista Lance Armstrong de que fez uso de substâncias ilegais ao longo de sua carreira.

Publicidade
Fonte: Lancepress! Lancepress!
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se