São Paulo parabeniza ex-jogador japonês que inspirou criação de Oliver Tsubasa

Tsubasa Ozora, ou Oliver Tsubasa, foi inspirado em Musashi Mizushima, que vestiu a camisa do São Paulo entre 1975 e 1985. Hoje, ele completa 57 anos de idade

10 set 2021 - 14h35

O São Paulo parabenizou nas redes sociais o ex-jogador japonês Musashi Mizushima, que vestiu a camisa do São Paulo entre 1975 e 1985 e serviu de inspiração para a criação do personagem OLiver Tsubasa, do icônico anime de futebol 'Super Campeões'. Ele completa 57 anos nesta sexta-feira (10).

São Paulo homenageou jogador que inspirou criação de Oliver Tsubasa (Foto: Montagem LANCE!)
São Paulo homenageou jogador que inspirou criação de Oliver Tsubasa (Foto: Montagem LANCE!)
Foto: Lance!

O Tricolor relembrou a curiosa história do jogador com o clube e o personagem querido pelo povo brasileiro.

Publicidade

- Hoje é aniversário de Musashi Mizushima, atleta japonês do time campeão paulista de 1985 e uma das fontes de inspiração para a criação de Oliver Tsubasa, de Supercampeões. Felicidades - escreveu o São Paulo.

Entenda a ligação entre Oliver Tsubasa e o São Paulo

Para entender essa história, temos que voltar ao ano de 1975. Tsubasa Ozora, ou Oliver Tsubasa, foi inspirado em um jogador japonês que vestiu a camisa do São Paulo entre 1975 e 1985. O jogador é Musashi Mizushima, astro no território japonês.

Naquele ano, o São Paulo deixou que o jovem meia-atacante de 11 anos treinasse na base do clube. Era uma recomendação de Pelé, que o descobriu durante ida ao Japão. Musashi deixou tudo para trás no Japão e sua determinação para vencer no mundo do futebol ficou conhecida em todo o país. Na época, o futebol no Japão não era profissional e os nipônicos nunca tinham disputado uma Copa do Mundo. Logo, as esperanças por dias melhores no esporte estavam nos pés de Musashi, que ganhou fama por isso.

Publicidade

Anos depois, em 1981, o fã de futebol e escritor iniciante Yoichi Takahashi decidiu produzir seu primeiro mangá e usou o futebol como tema, empolgado com a globalização do esporte. O objetivo era tornar o futebol mais popular no Japão. Usando personagens carismáticos e sonhadores, criou "Capitain Tsubasa", que logo caiu nas graças do público.

Em 1985, finalmente Musashi Mizushima passou a integrar, efetivamente, o elenco do São Paulo para os campeonatos da temporada. No entanto, como o grupo era recheado de bons nomes, o japonês não conseguiu sair do banco em nenhum jogo oficial. Ele disputou só uma partida com a camisa do Tricolor: um amistoso com um time misto entre profissionais reservas e aspirantes contra o Bragantino, fora de casa, em abril de 1985. Vitória do Bragantino por 4 a 3. Porém, Musashi fez parte do grupo campeão paulista de 1985.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se