Por desgaste, São Paulo não terá time titular em toda a excursão

20 jul 2013 - 07h04
(atualizado às 15h40)

O São Paulo não jogará com força máxima os quatro jogos da excursão por Europa e Ásia. Paulo Autuori já se programou para poupar alguns titulares em determinados momentos e usar os 23 atletas que viajarão, com vista à manutenção do condicionamento físico do elenco na sequência da temporada - há compromisso pelo Campeonato Brasileiro dois dias depois de voltar do Japão.

"Há dois aspectos, o do técnico e o do clube. Se tenho que me prejudicar um pouco por interesses do clube, em outros momentos o clube tem que dar a opção de a parte técnica ter vantagem. É importante entender as necessidades. Cabe a mim traçar um planejamento para minimizar os efeitos negativos que essa excursão possa trazer", disse o treinador.Financeiramente, as disputas da Copa Audi (na Alemanha, em 31 de julho e 1º de agosto, contra Bayern de Munique e Milan ou Manchester City), da Eusébio (em Portugal, no dia 3, contra o Benfica) e da Suruga (no Japão, no dia 7, contra o Kashima Antlers) garantirão pelo menos R$ 5 milhões. Já para o time, viagens e quatro partidas em oito dias resultarão em grande desgaste.

Publicidade

"Mas jamais vamos ficar nos lamentando. Temos que tirar o máximo de proveito disso e viajar com olho no Brasileiro, já tenho tudo planejado", minimizou Autuori, que ainda terá três partidas antes da viagem, marcada para 29 de julho. A primeira delas será às 18h30 (de Brasília) deste sábado, frente ao Cruzeiro, no Morumbi, quando tentará pôr fim a uma sequência de nove jogos sem vencer.

Preocupado com a situação delicada, o treinador não desconsidera o risco de ter que viajar com a equipe na zona de rebaixamento do Brasileiro. Em caso de tropeço neste fim de semana, pode encerrar a rodada em penúltimo lugar, com um jogo a mais do que a maioria dos clubes.

"Essa é uma leitura extrema, mas temos que criar o cenário positivo e o negativo, porque, senão, seríamos negligentes e completamente irresponsáveis. Pode acontecer. Estamos tentando trabalhar ao máximo dentro do pouco espaço de tempo que temos. Espero que a gente possa viajar com tranquilidade", concluiu.

Gazeta Esportiva
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações