Parque em Moscou resgata estátuas esquecidas da antiga URSS

Criado um ano após a extinção da União Soviética, local dispõe de mais de mil esculturas e causa controvérsia entre os russos

1 jul 2018 - 05h03
(atualizado às 05h03)

Um parque amplo, calmo, inquietantemente silencioso, mesmo com muitos visitantes. De barulho, apenas o do vento arrastando as folhas pelo chão e chacoalhando as árvores. Aqui, as conversas são sempre com voz baixinha, mais na base do sussurro. É essa a atmosfera que o visitante encontra no Museu Parque das Artes de Moscou, local que concentra mais de mil esculturas da União Soviética, muitas dos líderes que comandaram o país russo nos últimos séculos - o local é conhecido também como o Parque dos Monumentos Caídos.

Antes de entrar de cabeça no mundo das esculturas, uma breve história do parque. Ele foi criado em 1992, um ano após a extinção da URSS. Entre suas obras estão representados ali intelectuais como o revolucionário socialista Karl Marx, líderes soviéticos, como Lenin e Stalin, vítimas do Partido Comunista e ainda heróis e soldados da Segunda Guerra Mundial, conhecida na Rússia como a Grande Guerra Patriótica.

Publicidade

"Filho, larga o celular um pouco e vem aqui ver isso, ó", em bom português, ouviu a reportagem durante a visita ao local. Tratava-se de Eduardo Barão, comerciante de Campinas, tentando convencer o filho, Nicolas, de 13 anos, a prestar atenção na obra Vítimas do Regime Totalitarista, feita em granito e em metal nos anos 80 pelo artista Evgeny Chubarov. A obra retrata os mortos pelo comunismo no século passado e impressiona pela feição dos rostos humanos com cara de dor e sofrimento esculpidos nas pedras, que se amontoam atrás de uma espécie de prisão.

No local, estão obras produzidas com vários materiais, de vários artistas. Além dos monumentos que representam a União Soviética, o período socialista e o comunismo no país, por lá pode-se observar trabalhos contemporâneos e de vanguarda. Há esculturas de Evgeny Vuchetich, Vladimir Lemport, Sergey Merkurov, Vera Mukhina, entre outros - Vera, inclusive, assina um dos monumentos mais visitados do local, chamado Exigimos Paz.

Mas por que Parque dos Monumentos Caídos? Explica-se: boa parte das estátuas foi removida de seus pedestais, em todo país, e colocadas no chão depois do fim do regime socialista da URSS. Com o tempo, muitas foram alvo de vandalismo até a criação do parque e a restauração de algumas dessas obras.

Controvérsia

O parque é controverso até entre os russos. Railya e seu namorado Igor discordam em relação ao simbolismo do local. "Isso não passa de lixo soviético. Os jardins são lindos, mas essas estátuas são feias demais", dispara a garota. O rapaz discorda. "São estátuas. Não julgo se são bonitas ou feias. Fazem parte da história russa."

Publicidade

Um dos monumentos mais controversos tem 98 metros de altura - o equivalente a um prédio de 20 andares. Trata-se de uma obra do artista da Geórgia Zurab Tsereteli que representa Pedro, O Grande, um dos maiores czares do Império Russo. O problema é que, de acordo com historiadores, ela teria sido feita para a Espanha por ocasião da Exposição Universal de Sevilla, em 1992, cujo tema foi A Era Dos Descobrimentos. Então, a obra teria sido criada para ser uma representação de Cristóvão Colombo, descobridor da América. Ninguém em território espanhol quis ficar com ela.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se