Pietro Fittipaldi, o neto de 22 anos do bicampeão mundial de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi, será o piloto de testes oficial da equipe Haas de F1 no ano que vem, informou a escuderia norte-americana nesta sexta-feira.

Carro da Haas em Barcelona
 1/3/2018     REUTERS/Albert Gea
Carro da Haas em Barcelona 1/3/2018 REUTERS/Albert Gea
Foto: Reuters

O brasileiro nascido em Miami também participará de um testes de pneus da Pirelli em Abu Dhabi no dia 27 de novembro.

Publicidade

O chefe da equipe, Guenther Steiner, disse que Pietro, cujo avô também venceu duas vezes as 500 Milhas de Indianápolis, pode trazer um "pedigree de vencedor de campeonatos" de sua carreira nas categorias de base e na IndyCar.

"Estamos felizes de dar a Pietro seu primeiro teste em um carro de Fórmula 1", disse ele em comunicado durante o Grande Prêmio do Brasil.

"O papel subsequente que ele terá nos testes e as informações que ele nos dará em apoio a nossa campanha em 2019 vão sem dúvida contribuir para o crescimento e desenvolvimento da equipe Haas F1 na Fórmula 1."

Pietro fez seis provas com a equipe Dale Coyne Racing na IndyCar neste ano, cinco depois de se recuperar de uma perna quebrada em um acidente durante a corrida da World Endurance Championship em Spa, na Bélgica, em maio.

Publicidade

"Estou ansioso para estar ao volante do VF-18 em Abu Dhabi. Levarei essa experiência para 2019 e, tomara, para uma posição de titular na Fórmula 1 no futuro", disse Pietro. "É um sonho poder guiar um carro da Fórmula 1 já nesse ano, foi um ano muito difícil, e terminar assim, estou muito feliz."

"Treino com os pneus 2019. No ano que vem vou fazer mais treinos com os pneus novos. Ainda não está confirmado se vou fazer treino livre", explicou Pietro, que disse ter conversado com Emerson --vencedor dos Mundiais de 1972 com a Lotus e de 1974 com a McLaren-- sobre o anúncio e que o avô "ficou muito feliz".

A Haas confirmou o dinamarquês Kevin Magnussen e o francês Romain Grosjean como seus pilotos titulares em 2019. A equipe norte-americana, que usa motores Ferrari, ocupa atualmente a 5ª posição no Mundial de Construtores, atrás da líder Mercedes e de Ferrari, Red Bull e Renault.

"A equipe está crescendo muito, já começaram forte. É uma equipe pequena, comparada com as de fábrica, Renault por exemplo", avaliou Pietro, que apontou o trabalho na Haas como principal foco em 2019.

Publicidade

"O foco agora é Fórmula 1. Vou ter que acompanhá-los. Mas estou vendo opções de correr em outros lugares também no ano que vem", disse. "Devo focar só em um campeonato no ano que vem, além da Fórmula 1."

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se