Nova York volta a ser palco das ações da melhor organização de MMA do mundo, com a realização do UFC 322 no Madison Square Garden. São duas lutas por cinturão, ambas que poderiam ser encaradas com o selo de 'superluta' por parte dos fãs dos esportes de combate.
Neste caso, porque opõem lutadores que são ou foram campeões de suas respectivas divisões no Ultimate. Além disto, há presença brasileira no evento e o Portal Esporte News Mundo trará tudo o que for necessário saber para acompanhar o card
Duplo campeão vem aí?
Depois de seguir o caminho de Khabib Nurmagomedov e reinar na divisão dos leves, Islam Makhachev agora terá um desafio ao qual seu amigo e treinador não teve em sua carreira: subir de divisão e tentar um segundo cinturão para si. Neste caso, o título da divisão dos meio-médios.
O russo teve de abdicar da cinta dos 70kg para subir e tentar o título dos 77kg neste sábado. E o fará diante de Jack Della Maddalena, que conquistou a categoria ao bater outro colega de treinos do russo, Belal Muhammad, e quer ser aquele a conseguir uma rara vitória sobre os lutadores do Daguestão neste main event do UFC 322.
E dupla campeã também?
O co-main event deste final de semana também terá uma lutadora que sobe de divisão para se testar e buscar se tornar também campeã de duas divisões dentro do Ultimate. Weili Zhang deixou de lado o título dos palhas para tentar tal feito na categoria dos moscas.
Como rival no MSG, outra das mais dominantes em sua divisão, Valentina Shevchenko. A quirguistanesa tentará manter consigo o cinturão da categoria em um combate que colocará frente a frente duas das maiores lutadoras do MMA feminino de todos os tempos e que pode se torna icônico para os fãs.
Sonhos nos meio-médios
O UFC 322 também agitará, além do cinturão, os sonhos de alguns lutadores da categoria dos meio-médios. Quatro deles querem impressionar Dana White no octógono para sonhar com a chance de ser o próximo desafiante da categoria ou ficar mais perto de tal desejo.
Um dos integrantes deste 'quarteto' é o brasileiro Carlos Prates, que enfrentará o ex-campeão da categoria Leon Edwards para se colocar ainda melhor na lista dos candidatos ao título dos 77kg. Além deste combate, outro duelo importante está marcado para a noite, este envolvendo Sean Brady e Michael Morales.
Os outros brasileiros
Ainda haverão mais três representantes do Brasil no evento deste sábado em Nova York. Rodolfo Vieira tentará voltar a embalar uma sequência positiva dentro do octógono contra um rival que tem ganho bastante apoio do Ultimate desde que chegou à organização; o americano Bo Nickal, na luta que fecha o card preliminar.
Outro que também busca encaixar tal série de vitórias é Gregory Robocop. O brasileiro quer voltar a entrar na lista dos potenciais candidatos a brigar por boas posições no ranking da categoria dos médios diante do russo Roman Kopylov, este que vem de tropeço para outro lutador do Brasil, Paulo Borrachinha.
Matheus Camilo foi derrotado na estreia na organização e tem a chance de buscar se reabilitar e tentar a primeira vitória no octógono mais famoso do mundo. O adversário do 'Jaguar' é o russo Viacheslav Borshchev, que vem em má fase, com duas derrotas seguidas.
Onde assistir ao UFC 322
Quem quiser acompanhar o evento, terá de ser assinante do UFC Fight Pass. A plataforma mostrará todas as lutas a serem realizadas em Nova York a partir das 20h (horário de Brasília), com o card principal a se iniciar por volta da 0h de domingo (16).
Uma alternativa gratuita será acompanhar ao menos parte do card através das redes sociais do Ultimate. O Youtube, o Facebook e o Tiktok oficiais da organização mostrarão as seis primeiras lutas do card preliminar para seus seguidores sem custos.
Programação UFC 322 - Della Maddalena x Makhachev
Card principal
Jack Della Maddalena x Islam Makhachev - peso-meio-médio (pelo cinturão da categoria. Della Maddalena é o campeão)
Valentina Shevchenko x Weili Zhang - peso-mosca (pelo cinturão da categoria. Shevchenko é a campeã)
Sean Brady x Michael Morales - peso-meio-médio
Carlos Prates x Leon Edwards - peso-meio-médio
Beneil Dariush x Benoit Saint-Denis - peso-leve
Card preliminar
Rodolfo Vieira x Bo Nickal - peso-médio
Gregory Robocop x Roman Kopylov - peso-médio
Erin Blanchfield x Tracy Cortez - peso-mosca
Gerald Meerschaert x Kyle Daukaus - peso-médio
Chepe Mariscal x Pat Sabatini - peso-pena
Angela Hill x Fatima Kline - peso-palha
Baisangur Susurkaev x Eric McConico - peso-médio
Matheus Camilo x Viacheslav Borshchev - peso-leve
Malcolm Wellmaker x Ethyn Ewing - peso-pena