UFC SP: Demian supera estreante e se reabilita; Jason perde

1 jun 2014 - 00h09
(atualizado às 00h30)
<p>Demian Maia dominou Alexander Yakovlev no octógono</p>
Demian Maia dominou Alexander Yakovlev no octógono
Foto: Marcelo Pereira / Terra

Demian Maia e Alexander Yakovlev estrelaram um duelo de opostos neste sábado, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Aos 36 anos, o lutador brasileiro é um dos mais experientes do País, tendo 18 lutas no UFC. Do outro lado, o russo, de 25 anos, fazia sua estreia pela organização. E prevaleceu a experiência. Lutando em casa, o paulista, com um bom desempenho no chão, conseguiu interromper no card principal da final do The Ultimate Fighter Brasil 3 uma sequência de duas derrotas seguidas nas competição.

Demian encurralava o russo, que girava no octógono, fugindo do brasileiro. Sem arriscar muitos golpes, o brasileiro tentou levar a luta para o chão, sua especialidade, mas o russo se esquivou bem. Faltando pouco mais de dois minutos, Demian conseguiu uma queda e montou em Yakovlev. A partir daí, o brasileiro castigou o russo com cotoveladas de baixo para cima até o final do round e ficou próximo de sair com um nocaute.

Publicidade

O segundo round começou do mesmo jeito que o primeiro. Demian andando para frente e o russo fuginado do combate. Alexander tentou encaixar alguns socos, mas logo foi surpreendido por Demian, que conseguiu derrubá-lo e levar a luta para o chão. No final da parcial, Alexander conseguiur virar a posição e fez o brasileiro correr sério risco de ser finalizado.

Sabendo que precisava de um nocaute ou finalização no último round, Yakovlev desta vez começou mais agressivo, e conseguiu conectar uma boa sequências de golpes em Demian Maia. Sentindo o cansaço, o brasileiro voltou a utilizar sua especialidade, o jiu-jítsu, e levou a luta para o chão. Muito superior  no chão, Demian montou no russo e não saiu mais de cima, o que lhe garantiu a vitória.

Rony Jason é derrotado por americano em decisão dividida

Rony "Jason" Mariano entrou no octógono com sua marca registrada: a máscara do personagem dos filmes de terror. Porém, o artefato pareceu não ter surtido efeito sobre Robbie Peralta, seu adversário desta noite na categoria peso-pena. Sem medo do brasileiro, o americano fez uma luta aberta, trocou com o lutador do País e acabou com uma polêmica vitória por decisão dividida (29/28, 27/30 e 30/27) entre os juízes no primeiro duelo do card principal.

Publicidade
Robbie Peralta (esq.) por decisão dividida
Foto: Marcelo Pereira / Terra

Logo no começo Jason já tentou uma joelhada voadora, fazendo o americano recuar. Ainda no começo, o brasileiro sofreu uma queda que assustou os torcedores, mas levantou e em seguida aplicou uma bela cotovelada giratória em Peralta. O americano não conseguiu encaixar muitos golpes o que fez com que Jason saísse com a vantagem do primeiro assalto.

O segundo round começou com Jason tendo seu nome gritado pelos torcedores, mas em um ritmo menor do que na parcial anterior. Estudando mais o adversário, o brasileiro apostava nos chutes, enquanto Peralta na sequência de socos. No meio do combate, Jason ainda conseguiu aplicar uma queda e cair por cima do adversário, o que o fez ganhar mais alguns pontos na contagem dos juízes. Faltando pouco mais de um minutos, Peralta melhorou na luta e encaixou uma boa sequência de golpes que fez o brasileiro dar uma balançada. Nos segundos finais o duelo pegou fogo e os dois começaram uma trocação aberta até o fim do assalto.

Uma situação inusitada aconteceu no começo do terceiro round. Antes do árbitro autorizar, Jason foi cumprimentar seu adversário, o que gerou "pânico" do juíz que correu para evitar que algo perigoso acontecesse antes de sua autorização. Os lutadores faziam uma luta aberta, com bastante ação, até Peralta alegar dedo no olho, o que fez o combate ser interrompido por alguns instantes. No recomeço, Peralta era quem arriscava mais e conectou bons golpes, o que acabou sendo decisivo para a vitória do americano.

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações