Khabib abre o jogo sobre decisão de se aposentar do MMA: "Não foi fácil"

Desde a morte de seu pai e treinador, Khabib Nurmagomedov decidiu se aposentar do MMA e deixou de lado uma carreira de 29 vitórias e nenhuma derrota

10 nov 2025 - 23h36
(atualizado às 23h36)
Khabib Nurmagomedov após luta
Khabib Nurmagomedov após luta
Foto: Divulgação/Facebook UFC Brasil / Esporte News Mundo

Desde a morte de seu pai e treinador, Khabib Nurmagomedov decidiu se aposentar do MMA e deixou de lado uma carreira de 29 vitórias e nenhuma derrota, que o colocou como um dos maiores da história do esporte. No entanto, ainda há quem ache que o fim de sua trajetória no esporte terminou precocemente.

Abdulmanap Nurmagomedov morreu em 2020, vítima de complicações da Covid-19, que já havia cancelado a luta que faria contra Tony Ferguson, no UFC 249. Depois, venceu Justin Gaethje naquela que seria seu último combate no Ultimate, anunciando sua aposentadoria citando um pedido feito por sua mãe para que parasse de lutar.

Publicidade

Um assunto que ainda rende discussão entre os fãs e ao qual 'The Eagle' abordou durante um evento para a imprensa em Chicago (EUA). Ali, o ex-campeão dos leves abriu o jogo sobre a situação que o fez decidir parar e de como a morte do pai acabou, de certa forma, influenciando no destino de sua carreira.

- Não foi apenas a minha mãe. Foi tudo o que aconteceu, toda essa situação… vi muitos rumores sobre os motivos da minha aposentadoria, que foi por causa disso ou aquilo. Ainda acho que. se meu pai estivesse vivo, ele me faria lutar um pouco mais, porque eu tinha 32 anos quando parei, Mas tive uma conversa com a minha mãe quando meu pai faleceu, e é difícil explicar. Tudo veio tão rápido - disse Khabib segundo o site MMAFighting.

- Tudo aconteceu tão depressa, até mesmo depois do me falecer. Não tive tempo que passar porque o UFC fez um cinturão interino, meu pai morreu e eles me disseram 'vamos te dar um mês de descanso. Depois disso, volte para fazer o que tem que fazer. Foi uma situação difícil. De um lado, o mundo esperava por essa luta. Do outro, tive que lidar com o que aconteceu comigo, com meus pais e eu escolhi o que minha mãe queria - completou.

Em sua última luta, que foi vitória sobre Justin Gaethje, Khabib anunciou sua aposentadoria, algo que ainda de certa forma choca os fãs. Durante o relato sobre sua aposentadoria, o russo revelou todas as dificuldades que teve para lutar por cinturão em um momento bastante conturbado de sua vida pessoal.

Publicidade

- Não foi fácil, para dizer a verdade. Foi muito difícil, mas sobrevivi. Como meu pai me disse 'você sabe como as pessoas fazem diamantes? É sempre sob muita pressão. Você precisa de muita pressão para fazer diamantes'. Foi muita pressão, mas é o que é. E acho que não desisti - comentou.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se