Neste sábado (6), Joshua Van tentará ser aquele que desbancará a Alexandre Pantoja como campeão dos moscas do UFC, em Las Vegas. Apesar de viver uma boa fase na organização, o lutador do Mianmar ainda é visto com certa desconfiança por alguns fãs de MMA.
Vindo de cinco vitórias seguidas e de uma atuação que mereceu o título de 'luta da noite' contra Brandon Royval, o peso-mosca teve seu 'title shot' criticado por muitos ainda o verem como alguém que 'não estaria pronto' para merecer a oportunidade de enfrentar o brasileiro, que é um dos campeões mais dominantes do Ultimate.
Uma situação que poderia incomodar a muitos, mas não a Joshua Van. Em entrevista ao site MMAFighting, o desafiante ao cinturão rebateu a noção de que seria 'jovem demais' (tem 24 contra 35 do rival) para lutar por título e dirigiu ironias sobre esta situação, dizendo que até poderia ter lutado antes pelo título.
- Diziam a mesma coisa quando lutei com o Royval, que eu era jovem demais, que estão apressando as coisas, isso e aqui Por favor… já tenho nove lutas no UFC. O que eu deveria fazer? Ficar esperando porque sou jovem? Quero lutar pelo cinturão, quero ser campeão - disse Van.
- Não quero que eles estejam indo depressa demais comigo. Se eu quisesse, poderia ter lutado anos atrás pelo cinturão. Acho que, fisicamente e mentalmente, é o 'timing' perfeito. Estou bem preparado - completou o peso-mosca.
Sendo a 'zebra' da luta contra Pantoja, o atleta do Mianmar revelou que apenas começou a focar em seu adversário a partir do momento em que começou a treinar para o combate, um dos principais do UFC 323. Com a postura sempre de focar em seu próximo rival e nada além disso, o desafiante ao cinturão falou sobre como pensa seus combates;
- Eu sequer pensei no Pantoja até mesmo quando soube que iria lutar com ele. Agora que estamos nos treinos, passei a ver as lutas dele. Sou o tipo de cara que gosta de cuidar de uma luta de cada vez. Não quero focar em outras coisas. Não conheço nem metade da minha divisão e não sei do nome de muitos deles. Quando luto, eu vejo o que ele faz. Agora, o foco é no Pantoja - afirmou.