'Olimpíada judaica' de 2015 será realizada em palco eternizado por Adolf Hitler

28 jul 2015 - 19h11

Em 1936, o Estádio Olímpico de Berlim foi usado como propaganda nazista para Adolf Hitler durante os Jogos Olímpicos daquele ano, no qual judeus foram proibidos de participar. Em 2015, no mesmo local, mais de 2.500 judeus participarão dos 14º Jogos Macabeus Europeus, a 'Olimpíada judaíca', a partir desta quarta-feira.

Estádio Olimpico de Berlim
Estádio Olimpico de Berlim
Foto: Daniel Bortoletto

A competição durará dez dias na Alemanha, local onde os judeus foram perseguidos na II Guerra Mundial. Serão jogadas 19 modalidades por 36 nações, incluindo os mais populares, como atletismo e futebol.

Publicidade

— Acho ótimo que a comunidade judia na Alemanha esteja crescendo e que a vida judia tenha se tornado tão vibrante aqui novamente. É algo que jamais poderíamos esperar após a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto. Vejo como um golpe de sorte e um presente para nosso país — afirmou o ministro da Justiça Heiko Maas, que atuará como supervisor honorário da competição, representando o governo.

Nos últimos Jogos, que ocorreram em Israel, no ano de 2013, o líder do quadro de medalhas foi os donos das casa, com 855 medalhas, incluindo 285 de ouro. A segunda posição ficou com os Estados Unidos, com 317 medalhas. Já o terceiro, a Rússia, obteve 72 redondinhas. 

Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações