Circuito Mundial: duas duplas masculinas vão às oitavas no Japão

23 jul 2015 - 14h35

Das três duplas brasileiras masculinas que disputam o Grand Slam de Yokohama, no Japão, duas terminaram a fase de grupos em primeiro lugar. Foram disputados quatro jogos na madrugada desta quinta-feira com três vitórias do Brasil. Apenas Ricardo e Emanuel não fecharam na liderança da chave e terão que disputar a repescagem por um lugar nas oitavas de final.

Alison e Bruno Schmidt campeões mundiais de vôlei de praia na Holanda
Alison e Bruno Schmidt campeões mundiais de vôlei de praia na Holanda
Foto: Sander Koning / AFP)

Em partidas equilibradas, Alison/Bruno Schmidt e Evandro/Pedro Solberg venceram suas partidas e garantiram a liderança dos grupos B e C, respectivamente. Os jogos seguem na madrugada desta sexta-feira, com repescagem e oitavas de final. No sábado acontecem as quartas de final, enquanto semifinais, disputa de bronze e final serão no domingo.

Publicidade

Os cariocas Evandro e Pedro Solberg começaram o dia contra um time de poloneses: Grzegorz Fijalek e Mariusz Prudel. Os brasileiros largaram bem no jogo e abriram um set de vantagem, com a parcial de 21 a 16, no confronto que decidia a vaga direta para as oitavas de final do grupo B.

Os poloneses cresceram no jogo e venceram o segundo set, forçando o tie-break. A torcida japonesa, que ‘adotou’ o Brasil, ajudou com seu apoio e Evandro/Pedro Solberg venceu o set decisivo para confirmar a vitória: 2 sets a 1 (21/16, 18/21, 17/15), em 1h02 de duração.

Já na quadra 3, o início de partida de Alison e Bruno Schmidt não foi como planejado. Cedendo pontos, eles facilitaram o trabalho de Alexander Walkenhorst e Stefan Windscheif, da Alemanha, que venceram o primeiro set por 21 a 18.

O capixaba e o brasiliense acordaram e se recuperaram. Com dois sets consistentes, explorando bem o saque forçado e bloqueio, a dupla venceu os alemães por 2 sets a 1 (parciais de 18/21, 21/13 e 15/12), em 52 minutos, e ficou com a vaga às oitavas de final.

Publicidade

Ricardo e Emanuel foram o único time brasileiro a entrar em quadra duas vezes nesta quinta-feira. A partida da dupla foi adiada no dia anterior por problemas no cronograma. Eles aproveitaram a vista de cinema da ponte da baia de Yokohama na quadra central para conquistar sua primeira vitória na competição: 2 sets a 0 sobre o campeão olímpico Phil Dalhausser e seu parceiro Sean Rosenthal, dos Estados Unidos.

No entanto, no jogo válido pela terceira rodada do torneio, a dupla foi superada pelos italianos Paolo Nicolai e Daniele Lupo, por 2 sets a 0. Nem o sol que reapareceu em Yokohama, nem o entusiasmo do público japonês, que lotou a quadra principal foram suficientes. Os brasileiros venderam caro a derrota no segundo set, perdendo com parciais de 21 a 17 e 29 a 27, em 49 minutos.

Com a derrota, Emanuel e Ricardo ficaram com a terceira posição da chave e enfrentarão Fijalek e Prudel, da Polônia. Quem vencer este duelo encara Alison/Bruno Schmidt nas oitavas de final da competição. Já Pedro Solberg e Evandro (RJ) duelam contra o vencedor do jogo entre os alemãs Markus Bockermann/Lars Fluggen contra os turcos Volkan Gogtepe e Murat Giginoglu.

Yokohama é a sexta etapa que conta pontos para a corrida olímpica brasileira, ranking que classificará uma dupla em cada naipe aos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se