Antes solução, jogadores da base perdem espaço no Flu de Diniz

Mesmo com estabilidade financeira, novo treinador opta por montar uma equipe com atletas mais experientes; Digão, Mascarenhas e Daniel são as exceções

1 abr 2019 - 08h01
(atualizado às 08h01)

Para um clube com dificuldades financeiras, é normal que a base se torne uma solução para reforçar a equipe. No caso do Fluminense, não é diferente: desde a saída da Unimed, as categorias inferiores do clube ganharam notoriedade e passaram a ser figurinhas carimbadas na equipe principal. Na atual temporada, com a chegada de Fernando Diniz, porém, isso não acontece.

Fernando Diniz é o treinador do Fluminense (Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.)
Fernando Diniz é o treinador do Fluminense (Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.)
Foto: Lance!

Após um 2018 irregular, apesar do longínquo desempenho na Copa Sul-Americana, a diretoria do Fluminense entendeu que o momento era de montar uma equipe que oferecesse mais experiência ao elenco. No começo do ano, o treinador Fernando Diniz até utilizou alguns jogadores da base com certa frequência, mas, com o passar do tempo e chegada da parte decisiva do Estadual, os atletas mais experientes 'roubaram a cena'.

Publicidade

A exceção a essa regra é Digão. O zagueiro, atualmente lesionado, é o único jogador que é titular regularmente e foi criado nas categorias de base do Tricolor. Já com 30 anos, o defensor iniciou sua trajetória profissional em 2009, e, após uma passagem pelo futebol asiático e pelo Cruzeiro, entre 2014 e 2017, retornou ao clube das Laranjeiras no ano passado.Além do zagueiro, outros jogadores da base que tiveram tempo de jogo na atual temporada foram Mascarenhas, que iniciou o ano como titular, mas, após sofrer com uma lesão muscular, caxumba e tendinite patelar praticamente em sequência, perdeu espaço na lateral-esquerda, atualmente ocupada por Caio Henrique, que joga improvisado no setor.

O meio-campista Daniel foi outro que iniciou o ano como titular. Um dos principais garçons da equipe na Taça Guanabara, o atleta perdeu espaço após a chegada de Paulo Henrique Ganso e, atualmente, entra em campo apenas nas situações que o camisa 10 não pode jogar, como, por exemplo, nas partidas contra o Antofagasta, pela Sul-Americana.

Marquinhos Calazans, Frazan, Igor Julião, Luiz Fernando, Caio, Zé Ricardo, Pablo Dyego, Marcos Paulo e João Paulo ainda não tiveram muitas chances na equipe titular, apesar do último ter marcado um dos gols na derrota do Tricolor para o Flamengo, pela fase de grupos da Taça Rio.

No fim de 2018, 15 jogadores saíram do Fluminense e o clube precisou repor. Foram 12 reforços nos primeiros meses, mais do que 2018 (17) e 2017 (sete). Em 2018, 27 jogadores formados em Xerém tiveram pelo menos um jogo na temporada. Em 2017, foram 23.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se