A "Fifa" dos Esports foi fundada em Cingapura

A Federação se chama Global E-Sports Federation e um dos fundadores dela é vice-presidente da Tencent

16 dez 2019 - 21h54

Nesta segunda-feira (16) foi fundada em Cingapura a Federação Global de E-Sports (FGE), em inglês Global E-Sports Federation (GEF). Esse é um órgão governamental internacional para os esportes eletrônicos que tem o intuito de unir o segmento com valores Olímpicos.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Lance!

Sendo assim, o responsável pela direção da Federação será Chris Chan, o secretário-geral do Conselho Olímpico Nacional de Cingapura. Ademais, a diretoria ainda tem outros três vice-presidentes: Wei Jizhong, vice-presidente honorário vitalício do Conselho Olímpico da Ásia; Charmaine Crooks, ex-nadadora olímpica do Canadá e medalhista nos Jogos de 84; Edward Cheng, vice-presidente da gigante chinesa Tecent. Além disso, sabe-se que a Tencent também é parceira fundadora da FGE.

Publicidade

Chris Chan, Presidente da Federação, reconhece que a visão da Federação:

- Ser a voz e autoridade mundial do movimento dos esports.

Ainda mais, ele afirma que considera que o segmento é de certa forma "incompreendido". Cheng continua dizendo que a FGE tem como intuito estimular os esports, além de trazer reconhecimento e legitimidade para o cenário:

- Ela busca alcançar todos os interessados em Esports e (espera) trabalhar com todos eles. Com nossos esforços coletivos, eu acredito que os esports liberará todas as infinitas possibilidades do esporte na era digital.

Publicidade

No lançamento da Federação Global de E-Sports foram apresentados os cinco grandes objetivos dela:

Encorajar e apoiar a criação de federações nacionais de esportes eletrônicos com um conjunto de padrões, diretrizes e regulamentos relevantes;Estabelecer uma comissão de atletas, com foco no bem-estar dos atletas, desenvolvimento de padrões para fair play, suporte de carreira e educação para garantir práticas seguras, livres de doping e eticamente compatíveis;Convocar e organizar competições, convenções, fóruns e programas de desenvolvimento de E-Sports;Desenvolver estruturas e diretrizes de governança de classe mundial para o GEF, e;Criar, desenvolver e encenar os principais Jogos Globais de E-Sport, com os primeiros Jogos - provavelmente na China - a serem realizados no final do próximo ano.

Além disso, quando se fala de metas a longo prazo, a FGE também busca o reconhecimento do Comitê Olímpico Internacional com a finalidade de acabar com a estigma do público não adepto aos esportes eletrônicos que afirmam que ele não é um esporte de verdade.

Essa não é a primeira iniciativa para se ter a criação de uma organização mundial de esportes eletrônicos. No ano de 2008 foi criada a Federação Internacional de E-Sports na Coreia do Sul. A finalidade da Federação era de legitimar os e-sports como esportes de fato.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se